Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Adoção

Número de famílias interessadas em adotar é maior do que crianças órfãs

No estado de Mato Grosso 75 crianças estão em abrigos

Geral | 20 de Maio de 2019 as 15h 43min
Fonte: Geovanna Klaus

Foto: GC Notícias

No dia 25 de maio se comemora o Dia Nacional da Adoção e atualmente em Sinop, treze crianças esperam para serem adotadas. Enquanto isso no MT, existe cerca de 948 cadastros de famílias interessadas em adotar. O número de candidatos a pais, portanto é maior que a quantidade de crianças que aguardam por um lar. No estado de Mato Grosso 75 crianças estão em abrigos.

Apesar das 12 crianças e um adolescente, viverem no abrigo Centro Social Menino Jesus de Sinop, à espera de serem adotadas, apenas duas estão habilitadas para adoção. Isso acontece porque a Lei Nacional de Adoção, de 2009, enfatiza que a justiça busque todas as possibilidades de reintegração da criança com a família natural, antes que ela seja encaminhada a adoção.

“Quando uma criança está disponível para adoção, isso se revolve em questão de dias. Porém as crianças ficam em abrigos até a situação delas serem definidas. Se elas vão voltar para os pais ou parentes ou se a criança vai para a família substituta”, explicou Jacob Sauer, juiz da vara especializada da infância e juventude.

A busca pelas famílias e tentativas de reinserir a criança no seu lar de origem podem levar anos. Segundo o juiz e profissionais que trabalham com adoção, isso faz com que a criança perca a oportunidade de ganhar um novo lar. “ Às vezes tem pai ou mãe que mora em outro estado, para encontrar essa pessoa demora, então isso acaba atrasando o processo”, disse Jacob.

Segundo o juiz, em média, uma criança é adotada por mês, em Sinop. A maior dificuldade, no processo da adoção é quando as crianças ou adolescentes não se enquadram no perfil dos adotantes. A maioria dos pretendentes desejam crianças de até 2 anos de idade. “Crianças recém-nascidas e com saúde são as mais procuradas”.

“O prazo do processo de adoção é de 120 dias. Já foi mais demorado, mas isso tem mudado bastante. A última criança entrou no abrigo em novembro e já está em processo de adoção”, explicou o juiz. Ou seja, a legislação tem buscado facilitar o processo.

E para tirar todas as dúvidas da população, no dia 24 de maio a vara da infância e juventude realizará no Fórum, o primeiro evento com intuito de divulgar e explicar como é o processo de adoção.

Os interessados devem fazer uma inscrição, que pode ser realizada até o dia 22 de maio, na Vara da Infância e Juventude, que fica localizada na Rua das Aroeiras, esquina com Rua das Grevíleas, próximo ao Fórum. As vagas são limitadas.

 

Quem pode adotar?

Pessoas maiores de 18 anos, porém é preciso que o adotante tenha 16 anos a mais que o adotado. Casais homoafetivos, pessoas solteiras, viúvas ou que vivem em união estável também podem adotar.