Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 01 de Maio de 2024

Menu

Sinop

Na fase educativa, radares registraram mais de 10 mil infrações

Excesso de velocidade corresponde a mais de 90% das ocorrências registradas

Geral | 26 de Setembro de 2019 as 11h 21min
Fonte: Jamerson Miléski

Amanhã, sexta-feira (27), a partir das 6h da manhã, o condutor que for flagrado pelos radares cometendo infração será multado. Durante 30 dias a prefeitura de Sinop operou os sistemas de monitoramento de trânsito no que chamou de “fase educativa”. Nesse período, todas as infrações registradas foram convertidas em advertências, sem punição financeira.

Segundo o secretário de Trânsito de Sinop, Roberto Trevisan, os 6 pontos monitorados eletronicamente no período educativo registraram mais de 10 mil infrações de trânsito. “Os dados ainda estão sendo processados, mas acredito que até o final teremos cerca de 11 mil ocorrências flagradas pelos radares”, pontuou Trevisan.

O volume de infrações registradas na fase de testes corresponde a 10% da frota local ou mais de 340 infrações por dia. Segundo o secretário de Trânsito, cerca de 99% dos registros são referentes a excesso de velocidade. “Avanços de faixa e de semáforo, também monitorados pelos equipamentos instalados até agora, foram bem menos frequentes”, explicou.

Se as quase 11 mil infrações “pedagógicas” tivessem sido convertidas em multa – considerando o valor mínimo de R$ 130,00 por excesso de velocidade – o município teria arrecadado com os primeiros 6 radares cerca de R$ 1,4 milhão.

Trevisan lembrou que a empresa contratada pela prefeitura continua fazendo a instalação dos radares e demais equipamentos contratados. No total serão 107 dispositivos de monitoramento eletrônico. Segundo o secretário, cerca de 40% da instalação já foi executada, porém, a operação desses novos equipamentos está prevista para fevereiro do próximo ano.

Esses primeiros equipamentos monitoraram apenas excesso de velocidade, avanço de faixa, de sinal vermelho e tráfego restrito de veículos pesados. Quando o sistema estiver 100% pronto, as câmeras também acusarão motoristas sem cinto de segurança ou utilizando o celular ao volante.

 

Sinal verde na madrugada

Trevisan alertou ainda que os sensores de avanço dos semáforos são desligados durante a madrugada, a partir das 24h. Essa é uma medida para evitar que condutores sejam alvos de assaltantes. Entre a zero hora e às 5 h da manhã, os equipamentos não registram o avanço de sinal ou faixa.

Já os “pardais” que monitoram a velocidade dos veículos operam 24h por dia.