Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Descoberta

Nova espécie de peixe é batizada em homenagem a promotor

Peixe foi registrado por pesquisadores na Serra da Borda, no Rio Madeira

Geral | 07 de Agosto de 2020 as 15h 35min
Fonte: Redação com assessoria

Assessoria

Um membro do Ministério Público de Mato Grosso empresta ao seu sobrenome para a mais recente espécie de peixe descoberta no Rio Madeira. O Characidium barbosai foi assim batizado pelos quatro pesquisadores que registraram a espécie em um artigo científico publicado em uma revista de circulação internacional. Barbosai é uma alusão à Gerson Barbosa, promotor de justiça em Mato Grosso.

A espécie foi encontrada na Serra da Borda, na região de Vila Bela da Santíssima Trindade. Consta no artigo, que as primeiras coletas feitas para inventário de fauna, que encontraram a nova espécie, ocorreram em junho de 2005. O estudo fez parte do processo para implantação da "Mineradora Santa Elina".

Segundo os pesquisadores, a homenagem é um reconhecimento “à dedicação na solução de grandes ações para mitigar os impactos ao meio ambiente mato-grossense”. Os pesquisadores citaram como exemplos ações propostas pelo membro do MPMT para a não construção da Hidrovia do Paraguai-Paraná, da Usina Hidrelétrica de Dardanelos e a criação do Projeto Água Para o Futuro, na região metropolitana de Cuiabá. “A nova espécie identificada foi encontrada na Serra da Borda, que pertence à comarca de Pontes e Lacerda, onde atuei como promotor de Justiça de 1996 a 1998. Meus sinceros agradecimentos aos autores do trabalho pela honraria, que tem a característica de ser ad eternum”, ressaltou Gerson Barbosa.

Os pesquisadores e autores do artigo, Nelson Flausino Júnior, Flávio C. T. Lima, Francisco A. Machado e Marcelo R. S. Melo, possuem, respectivamente, vínculos com o Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista, Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Mato Grosso e Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.