Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Número de estudantes com FIES cai de 65% para 6%

Retração registrada por faculdade de Sinop mostra estrangulamento do financiamento estudantil

Geral | 20 de Julho de 2016 as 16h 38min
Fonte: Jamerson Miléski

Em 2014, cerca de 65% dos acadêmicos que ingressaram na Unic Sinop puderam contar com o FIES (Financiamento Estudantil), para pagar a formação no ensino superior. Em 2016, esse número caiu para 6%.

A informação é do diretor da Unic Sinop, Tuner Bitencourt. Segundo ele, a retração no percentual de alunos subsidiados pelo FIES vem reduzindo de forma gradativa nos últimos anos e chegou em um patamar irrisório. “A maioria dos ingressantes na Unic em 2014 tiveram acesso ao FIES. Em 2015, esse número caiu para 35% e agora, no primeiro semestre de 2016, são apenas 6%”, revela do diretor.

A retração do principal fundo de financiamento estudantil, aliado ao momento econômico, é uma ameaça a viabilidade financeira das instituições privadas de ensino. Apesar do cenário negativo, o diretor da Unic Sinop não registrou problemas para fechar turmas. “Fechamos o balanço do primeiro semestre e apesar do momento pouco favorável, tivemos um resultado robusto, dentro do que havíamos planejado”, explica.

Segundo Tuner, a Unic não sofreu maiores impactos porque se preparou para o momento. “Abrimos novos produtos para dar condições e facilitar o acesso do público ao ensino superior”, revela.

Um desses artifícios foi o vestibular direcionado ao comércio, uma parceria entre a CDL e a instituição de ensino. Na noite de ontem, terça-feira (19), foi realizado na sede da CDL uma espécie de “Vestibular para lojistas”. O processo seletivo direcionado para comerciantes filiados a CDL e seus colaboradores foi uma forma facilitada de promover o ingresso na universidade e difundir os cursos da Unic junto de um público específico. As inscrições foram gratuitas.

Como forma de estímulo, a Unic ofereceu 10 bolsas integrais para os estudantes com as melhores notas. Aqueles com melhor classificação ganharão o curso, que dependendo da área pode passar de R$ 30 mil. O processo foi válido para os 15 cursos ofertados pela instituição. A expectativa do diretor da Unic era de receber entre 150 a 200 inscrições. Acabou ficando bem abaixo disso. Apenas 30 pessoas participaram do vestibular. “Foi o primeiro vestibular. Com a manutenção dessa parceria a tendência é que se torne mais relevante nas próximas edições”, comentou Tuner.

 

FIES em queda

A retração registrada pela Unic Sinop é um reflexo do cenário nacional e da política do Ministério da Educação com relação ao FIES. Em 2014, foram financiados 732 mil contratos em todo território nacional. Em 2015, o número de vagas caiu para 278 mil. No primeiro semestre de 2016 foram disponibilizadas 147 mil vagas. A projeção do MEC para o segundo semestre de 2016 é metade desse total: 75 mil vagas.