Sinop
O que fazer quando tem abelhas próximo de casa
Na época de seca as abelhas ficam mais agressivas
	  
	  Geral | 06 de Agosto de 2018  as 18h 03min
     Fonte: Geovanna Klaus

Durante o período de seca em Sinop e no Norte de Mato Grosso, é normal abelhas aparecerem pela área urbana, próximo de casas. Enxames grandes são perigosos e não se dissiparão sozinhos. A recomendação dos especialistas é “nunca mexer nas abelhas”. É o que explica o gerente agropecuário da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop, Beno Kaiser. A melhor coisa que uma pessoa pode fazer quando uma colmeia invadiu sua casa é ligar para o Corpo de Bombeiros.
Não, o bombeiro não é treinado para remover abelhas. Mas eles possuem uma boa lista de contatos de quem vive de manipular esses insetos. Os bombeiros em Sinop possuem uma relação dos apicultores locais. São eles que fazem esse serviço de remoção de colmeias.
O apicultor vai até o local e faz uma avalição. Dependendo de cada situação, pode ser cobrada uma taxa para cobrir os custos. Na maioria das vezes os enxames são externos (árvores) e não há custo. O tempo para serem retiradas as abelhas do local é variado em função da localização, tamanho do enxame, idade e se já tem favos. Conforme Beno Kaiser, é aconselhável fazer a retirada ao escurecer, horário em que as abelhas estão menos violentas.
Os apicultores isolam essas abelhas, que serão transportadas até um local seguro, onde darão origem a uma nova colmeia comercial – que será usada para produzir mel. Segundo Beno, em média 50 enxames são registrados no perímetro urbano de Sinop.
As abelhas não atacam aleatoriamente. Pode ser uma criança que joga uma pedra, um galho que cai sobre um ninho. Qualquer perturbação faz com que elas ataquem as pessoas e animais que estão por perto. Somente uma espécie de abelhas faz esse ataque com ferroadas. A Apis Mellifera. As espécies nativas não tem esse comportamento. “A Apis são muito defensivas, quando tem mel no estoque, são mais ainda”, relatou Beno.
Apesar dos riscos, as abelhas são fundamentais para o ecossistema. Cerca de 90% das plantas, dependem delas para a reprodução. Além disso, existe um aproveitamento comercial em torno desses insetos. Em Sinop são 60 apicultores profissionais que manejam e comercializam mel.
Notícias dos Poderes
Sinop: Caminhonete entra na contramão, atinge motociclista e foge se prestar socorro
Não há informações se motoqueiro se feriu
30 de Outubro de 2025 as 06h35Bombeiros encontram corpo de menino de 6 anos em rio
Afogamento ocorreu nesse domingo (26), quando a criança estava com a família.
30 de Outubro de 2025 as 06h25Ciclista fica ferido após colidir em caminhão parado em Nova Mutum
Vítima sofreu corte na face e foi atendida por equipe de socorro.
30 de Outubro de 2025 as 06h21Colisão entre carro e carreta deixa uma pessoa morta na BR-163
Vítima ficou presa às ferragens após batida frontal registrada na madrugada desta quarta-feira (29)
30 de Outubro de 2025 as 06h12Mulher morre após ter sido 'esquecida' por navio de cruzeiro em ilha da Austrália
A tripulação do Coral Adventurer só percebeu que a australiana de 80 anos não havia voltado ao navio horas depois de zarpar da ilha Lizard, na Grande Barreira de Corais
30 de Outubro de 2025 as 07h00Empresa em crise ‘toma’ caminhões da Inpasa
Justiça já determinou a busca e apreensão para que veículos da usina sejam recuperados
29 de Outubro de 2025 as 17h37Sérgio Ricardo é eleito Personalidade do Ano por atuação em defesa do desenvolvimento de MT
Atuação propositiva do presidente do TCE-MT é destaque em premiação estadual
29 de Outubro de 2025 as 17h16Acidente grave interdita BR-163 em Sinop
Uma pessoa fica presa às ferragens
29 de Outubro de 2025 as 17h09