Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Obra de drenagem contém erosão que estava “engolindo” o bairro

Vala da Avenida dos Ingás começou a ser canalizada esta semana

Geral | 11 de Agosto de 2016 as 11h 17min
Fonte: Jamerson Miléski

Ao reestruturar e canalizar a Avenida dos Tarumãs, na área central da cidade, a prefeitura de Sinop resolveu o problema de inundação na via. Mas houve um efeito colateral. Toda a vazão da água das chuvas foi direcionada para a Avenida dos Ingás, até chegar no Córrego Nilza, na Reserva de Preservação Permanente R-1. O grande volume de águas, somado ao declive de relevo da Avenida dos Ingás espoliou o valetão de terra. O efeito mais desastroso foi na foz: uma gigantesca cratera começou a ganhar proporção, chegando a colocar em risco residências próximas, situadas no final do Jardim Paraíso 2.

Agora a prefeitura corrige o final da linha por onde escoa a água das chuvas para evitar que parte do bairro seja “engolido” pela erosão no final das secas.

A solução para o problema é resultado de uma cooperação entre prefeitura e iniciativa privada. A Colonizadora Sinop, loteadora do espaço, assumiu as obras de tubulação no final da avenida. Também foi instalada uma caixa de dissipação, que atenuará o impacto da água no final do sistema de drenagem. Essa parte é 100% bancada pela empresa.

A instalação do sistema de dissipação da água, em cima do Córrego Nilza, já foi concluída. Com esta etapa pronta, a prefeitura deu início esta semana ao fechamento da vala localizada no canteiro central da Avenida dos Ingás.

Para esta obra a prefeitura licitou R$ 1,3 milhão em tubos de 1,5 metro de diâmetro. Estão sendo instaladas 3 linhas de tubos para comportar o volume de água que passa pela via. O valetão será fechado da Avenida dos Tarumãs até o final da Ingás, na Reserva Florestal.

A obra deve ser concluída antes do início das chuvas. Não há projetos para pistas de caminhada ou urbanização do canteiro central. Pelo menos por enquanto a Avenida dos Ingás não será um cartão postal mas ajudará a resolver o problema de drenagem no eixo Sul de Sinop.

 

Erosão registrada antes do início das obras no final da Avenida dos Ingás.