Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Flagrante

Onça-pintada e fotografada em área de reflorestamento em Sinop

Símbolo da fauna brasileira, a onça-pintada está em risco de extinção

Geral | 18 de Julho de 2017 as 13h 31min
Fonte: André Jablonski

A onça-pintada é o maior felino das américas. | Foto: Embrapa Agrossilvipastoril

A fotografia de uma onça-pintada adulta, presumivelmente magra, foi registrada na última terça-feira (11) e divulgada hoje (18), pelo Centro de Pesquisa da Embrapa. A imagem foi capturada, em uma reserva legal na Embrapa, a 9 km do Aeroporto Municipal de Sinop, por uma armadilha fotográfica coloca propositalmente após os pesquisadores flagrarem as pegadas do animal.

De acordo com a assessoria da Embrapa, a presença do felino é sinal de ecossistema saudável.  O biólogo Patrick Lazari, acredita que a onça não tem moradia no local e segue o curso do Rio Teles Pires que possui grande extensão de mata ciliar.

Próximo do lugar existe um curral com gados que nunca foram atacados. “É sinal que ela não está ali pelos bovinos. Até porque na região ainda têm muitos animais que são presas para ela, como cateto e queixada”. afirma o biólogo. 


GCNotícias+

O registro fotográfico da onça pintada faz parte do monitoramento da fauna no experimento de restauração de reserva legal. O trabalho é coordenado pelo biólogo Patrick Lazari, da Unemat, com apoio da UFMT.

Em dois períodos de 30 dias em que as câmeras ficaram instaladas, já foram registrados animais como quati, tatu peba, tamanduá bandeira, lobinho (lobete), anta e ouriço.