Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Meio ambiente

Operação contra o desmatamento em MT instala base em Sinop

Leandro J. Nascimento

Geral | 26 de Maio de 2020 as 13h 58min
Fonte: Leandro J. Nascimento

Foto: Assessoria

Com 26% dos casos de desmatamento registrados na Amazônia Legal no mês de abril, isto é, 135 dos 195 quilômetros quadrados, Mato Grosso encerrou o quarto mês do ano vice-líder no quesito destruição da floresta, na avaliação com outras unidades que compõem a Amazônia Legal, segundo o Imazon.

Na proporção de desmatamento, ficou atrás, apenas, do Pará, que concentrou 32% das ocorrências. Rondônia (19%), Amazonas (18%), Roraima (4%) e Acre (1%) também aparecem na lista, segundo mais recente levantamento divulgado pela organização não governamental. À lista dos dez municípios mais críticos, Colniza aparece como a sexta colocada.

Na luta contra os ilícitos ambientais, o Estado tornou-se alvo de uma recente ação e que conta com o emprego das Forças Armadas: a Operação Verde Brasil, deflagrada em 11 de maio.

"Estamos operando dentro do contexto da operação Verde Brasil 2. Em 06 de maio, o presidente da República, por decreto, autorizou as Forças Armadas a atuarem junto com órgãos de segurança pública e fiscalização no contexto da operação e, simultaneamente, o governador Mauro Mendes solicitou autorização para que as Forças Armadas pudessem atuar no Estado de Mato Grosso", destaca o coronel Saulo Ramos de Carvalho, comandante da 44ª Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército.

Em Sinop, uma base da operação foi montada para acolher 160 militares que atuam nos serviços de enfrentamento ao desmatamento e queimada ilegal. Todo o efetivo usa o Tiro de Guerra como ponto de apoio.

Durante agenda nessa segunda-feira, 25, a prefeita Rosana Martinelli visitou o espaço e conversou com os militares. Martinelli falou sobre a articulação conjunta entre as esferas União, Estado e municípios como forma de enfrentar o desmatamento. Ela colocou o município de Sinop à disposição das entidades de segurança e reforçou a abertura e apoio da Administração, dentro de suas responsabilidades e limites, a apoiar iniciativas dessa natureza.

"Estamos dando esse suporte necessário para essa operação. É uma ação grandiosa, pois não está restrita, apenas, ao Estado de Mato Grosso, mas toda Amazônia Legal e envolve um projeto de fiscalização. Só aqui estamos com 160 homens [em Sinop]", salientou Rosana Martinelli.

A prefeita elogiou a atuação do grupo de militares e ressaltou a sinergia necessária para combater o problema ambiental e que, há anos, mostra-se como um grande desafio às políticas públicas. "Sabemos que esse trabalho do Exército é fundamental para apoiar as ações de enfrentamento aos crimes ambientais. E compete a nós, enquanto municípios, operarmos, dentro de nossas condições, para colaborar com essa sinergia para enfrentar o desmatamento", reforçou a gestora.

O apoio prestado pela Prefeitura de Sinop também foi lembrado pelo comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, coronel Saulo Ramos de Carvalho, durante diálogo com a prefeita Rosana Martinelli.

"O apoio é fundamental. Essa operação só funciona com o apoio de todos e existe uma sinergia entre os órgaos. E a prefeita dando o apoio para montar a base no Tiro de Guerra é essencial. Uma coisa é operar em Cuiabá, outra é lançarmos uma base de operação avançada em Sinop, mais próxima do ambiente onde vamos operar. O sucesso da operação está decretado por essa proximidade", considerou.

A operação em Mato Grosso já resultou na apreensão de madeira retirada de forma ilegal da floresta e apreensão de veículos.