Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Paciente morre após receber medicação

Sindicância irá apurar se houve negligência médica na UPA de Sinop

Geral | 18 de Abril de 2017 as 10h 00min
Fonte: Jamerson Miléski

João Francisco Rodrigues Cutrim veio a óbito dentro da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Sinop, instantes após ser medicado. O paciente deu entrada na unidade por volta das 14h40 da última quinta-feira (13), recebeu o atendimento às 17h e morreu minutos depois.

As informações preliminares apontam indícios de negligência médica. Após passar pelo cadastro na recepção da unidade, João Francisco foi submetido à triagem, onde informou aos enfermeiros que era alérgico a Penicilina – antibiótico considerado “a primeira escolha” no tratamento de infecções bacterianas. A alergia do paciente foi anotada no prontuário médico pela equipe de enfermagem. Mas acabou sendo ignorada pela médica de plantão, que receitou o medicamento.

João teria recebido uma dose de penicilina intravenosa administrada pelos técnicos de enfermagem, conforme a receita médica expedida. Cerca de um minuto após a aplicação o paciente morreu. Vídeos de circuito interno registraram os procedimentos e a morte de João. A equipe médica tentou levar o paciente para emergência, mas já era tarde.

Conforme uma fonte do GC Notícias, a médica alegou que não receitou penicilina para o paciente. João Francisco era tabagista e tinha quadro de cardiopatia, complicadores que podem ser uma segunda explicação para o óbito.

A secretaria de Saúde de Sinop informou através de nota que abriu uma sindicância para apurar os fatos. A UPA é gerenciada pela Adesco (uma Oscip contratada pelo município), que deverá conduzir a investigação. A secretaria afirmou que já pediu o afastamento imediato da equipe envolvida até a conclusão do processo de sindicância. Os resultados das investigações serão encaminhados para os órgãos de controle como Ministério Público, CRM, COREM, CRF e demais órgãos competentes.

A secretaria ainda determinou o acompanhamento da Comissão Permanente de Controle e Avaliação (CPCA) em todos os processos zelando pela ética, moral e os preceitos legais.