Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Paciente que fez o primeiro implante de válvula cardíaca em Sinop se recupera após cirurgia

Médico revelou que não há pacientes na fila para realizar outros implantes

Geral | 25 de Março de 2019 as 10h 54min
Fonte: Geovanna Klaus

Foto: GC Notícias

Com 29 anos morando em Sinop, Leonor Peruzzo, de 84 anos, foi o primeiro a realizar um implante de válvula cardíaca na cidade, no hospital filantrópico, Santo Antônio. O procedimento foi feito na última terça-feira (19) e na sexta-feira (22), o paciente comemorou o sucesso da cirurgia e já teve alta.

Leonor lembra que teve que realizar outros procedimentos no coração, um deles foi em 2004 e outro em 2016. “Apostei minhas fichas e deu certo”, brincou em entrevista ao GC Notícias.

Apenas 4 dias após a cirurgia, o paciente já havia tomado banho e andado pelos corredores do hospital. A operação durou pouco mais de uma hora e teve participação de dois profissionais de fora e outros 17 profissionais.

Nos outros procedimentos anteriores, era necessário abrir o peito do paciente para realizar o implante, precisava desviar o sangue do coração e do pulmão. Agora, com a nova técnica, tudo é feito com apenas dois cortes na virilha, um é para a câmera e o outro para passar a Válvula Aórtica (TAV), explicou o médico que estava na equipe do transplante.

“A válvula é do tamanho de uma azeitona”, relatou Peruzzo. Com 8 filhos, 19 netos e 12 bisnetos, o paciente se sente aliviado, pois antes do procedimento, ele passava mais tempo no hospital do que em casa com a família.

A operação já foi realizada em Cuiabá e somente a válvula custa R$100 mil.