Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 27 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Parque Florestal será reaberto para o final de ano

A partir de sábado, parque estará aberto para visitação

Geral | 21 de Dezembro de 2017 as 16h 02min
Fonte: Jamerson Miléski

Um dos cartões postais da cidade de Sinop poderá apreciado por turistas nesse final de ano. A secretaria de Meio Ambiente do município decidiu interromper, provisoriamente, as obras de reestruturação e reabrir o Parque Florestal temporariamente. O anúncio foi feito pela secretária de Meio Ambiente de Sinop, Luciane Bertinotto. O Parque poderá ser visitado a partir desse sábado (23), das 6h às 18h.

Desde julho desse ano o espaço está interditado para visitações em função do projeto de reestruturação. Orçada em R$ 1 milhão, a obra é subsidiada pela Usina Hidrelétrica de Sinop, sendo uma das medidas de mitigação pelo impacto ambiental. Segundo Luciane, cerca de 80% das obras dessa etapa foram executadas. “Falta ainda o acesso dos veículos ao estacionamento pavimentado, a conclusão do fechamento da vala de escoamento das águas e parte da cerca no entorno do parque. Alguns detalhes que não comprometem a visitação do público nesse final de ano”, explica a secretária.

Quase toda a pavimentação de paver, na entrada do parque (1,8 mil metros quadrados), está pronta. O pórtico de entrada também está concluído. As duas catracas que foram instaladas tem função estatística. Elas irão registrar o fluxo de pessoas no parque, como forma de melhorar o controle e, no futuro, buscar recursos com base na importância social do espaço. A visitação no parque continua sendo gratuita.

O que muda é o rigor com a entrada de alimentos. Segundo a secretária de Meio Ambiente, será proibido o ingresso no Parque com qualquer tipo de alimento ou bebida. Nada de doces, pães, amendoins, rações ou mesmo frutas. “Estes são animais silvestres, estabelecidos em uma unidade de conservação que é o seu habitat natural. Proibir a entrada de alimentos estranhos, que não fazem parte da sua natureza, é uma forma de preservar esses animais e o próprio parque”, argumenta Luciane.

Após esse período de reabertura provisória, o Parque será novamente interditado para conclusão das obras. A expectativa do município é lançar, já no próximo ano, um segundo pacote de investimento, 4 vezes maior.

 

Upgrade no parque

Já tramita junto a SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), um projeto de reestruturação do Parque Florestal de Sinop na ordem de R$ 4 milhões. Assim como na primeira etapa, os recursos também são da Usina Hidrelétrica de Sinop, direcionados para formulação de uma área de conservação ambiental. Segundo Luciane, Sinop conseguiu atrair para si essa indenização. “O maior impacto ambiental do empreendimento será em Sinop. Nada mais justo que a área de conservação seja no município”, justifica.

Nessa segunda etapa serão instaladas diversas estruturas no parque. Está previsto a instalação de um observatório de pássaros e um de contemplação natural, uma pista de caminhada no entorno do lago, um píer com acesso pela Avenida dos Jequitibás, novos banheiros, playground infantil e um sistema de iluminação da parte interna do parque. A maior novidade, no entanto, será a construção de um Restaurante, que deverá ser administrado através de concessão pública para iniciativa privada. “É um projeto realmente grande que trará um avanço significativo para essa que é uma das principais reservas urbanas de Sinop”, comentou a secretária.

A projeção é de que essas obras iniciem ainda no primeiro semestre de 2018.