Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Prioridades

Parte do comércio vai abrir no aniversário de Sinop

Segundo feriado seguido que “cai” em um sábado tira o melhor dia de vendas

Geral | 13 de Setembro de 2019 as 16h 24min
Fonte: Redação com Assessoria

O primeiro e o segundo sábados do mês de setembro foram feriados neste ano. O sábado é considerado o melhor dia da semana para o comércio, especialmente no início do mês, registrando o mais número de clientes consumidores.

Com dois feriados na sequência, parte do comércio de Sinop decidiu comemorar o aniversário de emancipação da cidade trabalhando. Amanhã, dia 14 de setembro, é feriado municipal em Sinop – aniversário de fundação e emancipação – e mesmo assim parte do comércio deve trabalhar normalmente.

A informação é da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Sinop. Além do feriado cair em um sábado, o pagamento do FGTS autorizado pelo governo federal para uma parcela significativa da população nesta sexta-feira (13), motivou os lojistas a manter o funcionamento.

De acordo com a CDL Sinop, mais de 80 empresas do setor varejista, na área central já confirmaram a abertura dos estabelecimentos. São lojas de confecções, calçados, móveis, eletrodomésticos, óculos, relógios, conveniências, farmácias, prestadores de serviços dentre outros. A tendência é que a maioria atenda até às 17h, horário em que deve iniciar o desfile da prefeitura.

A iniciativa ganhou força depois do feriado do dia 7 (sábado passado), quando dezenas de estabelecimentos comerciais também funcionaram na área central e em alguns bairros e tiveram bons resultados. “A economia tem demorado para reagir então toda oportunidade de recuperar perdas é bem vinda”, explica o presidente da CDL Marcos Antonio Alves.

A CDL está orientando os lojistas que querem abrir no feriado. Desde a publicação da Portaria 604/2019 do Governo Federal e da lei municipal 175/2019, o comércio está autorizado a abrir nos domingos e feriados sem precisar pagar alvará especial. As obrigações trabalhistas, no entanto, permanecem.

De acordo com a Convenção firmada entre Fecomércio e Sintracom, existem duas soluções para o empregado ser recompensado: remuneração do dia de feriado trabalhado, que será paga em dobro, incluídas as comissões de vendas; ou concessão de folga compensatória a ser concedida dentro do prazo de até 15 dias. “O ideal é que cada empresário verifique a convenção que rege seus colaboradores para não ter surpresas depois e na dúvida consultar contadores e advogados”, finalizou Marcos.