Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Integração

Penúltimo dia da semana de Dança Sênior levará atividades para o bairro Boa Esperança

Agenda desta quinta, 28, marca reta final de evento

Geral | 28 de Setembro de 2018 as 09h 27min
Fonte: Assessoria Prefeitura de Sinop

Penúltimo dia de atividades da semana de Dança Sênior, esta sexta-feira, 28, será marcada por atividades no Centro de Referência de Assistência Social do Boa Esperança, às 14h. Nele, irão se reunir idosos de duas unidades dos CRAS - a do Boa Esperança e, também, do Palmeiras -, para uma rodada de trabalhos conduzidos pela Gerência de Esportes, realizadora do projeto.

A semana tem por objetivo fortalecer a prática entre idosos, pessoas com deficiências e sensibilizar a comunidade em geral acerca dos benefícios proporcionados como, por exemplo, estímulo à capacidade cognitiva, motricidade e mobilidade das articulações, melhora nas condições cardiorrespiratórias, entre outras.

Na quinta-feira, 27, a semana de Dança Sênior passou pelo Lar Vicentino, com a integração de grupos de idosos por meio da dança sentada. "As atividades se voltaram para as danças sentadas, priorizando idosos cadeirantes e com limitações físicas. À tarde, as atividades sentadas priorizaram cadeirantes, idosos com limitações inclusos a alunos com paralisia cerebral, deficiência auditiva e intelectual", explica Clarice Kotters, professora responsável pelas atividades. Além dos idosos do Lar Vicentino, no período da tarde os trabalhos contaram com a participação de um grupo de estudantes do CEJA Benedito Silva Freire, atendidos nas salas de recursos.

O último dia de atividades está marcado para este sábado, 29, às 16h, no ginásio José Carlos Pasa. O centro esportivo recebe grupos de pessoas com deficiência física/cadeirantes, da Associação ADEFS, para uma oficina de demonstração. A participação é aberta à sociedade.

De acordo com a Gerência de Esportes, a primeira oficina de Dança Sênior na cidade de Sinop foi realizada em novembro de 2013, desenvolvida pela coordenadora da 5ª região –MT/MS/RO–, Ana Maria Moreira. Porém, a Dança efetivou-se, no município,  em 2017 e a partir do 1º Festival no Jardim Celeste – Barracão da Igreja Católica.

Com intuito de incentivar e incluir socialmente a pessoa idosa e com deficiência a Lei Municipal 2.538, de 26 de março de 2018, instituiu a Semana de Dança Sênior a ser realizada anualmente na última semana de setembro. A atividade desta modalidade é desenvolvida gratuitamente pelo projeto “De Bem com a Vida”, da Gerência de Esportes, da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura. O atendimento é prestado por profissional especializado, semanalmente, nos bairros Jardim das Nações, Jardim Celeste, Benedito Silva Freire, Lar Vicentinos, CRAS Menino Jesus, CRAS Palmeiras, CRAS Boa Esperança e CRAS Paulista.

Atualmente, pouco mais de 100 pessoas participam dos grupos de Dança Sênior ofertados pela Prefeitura de Sinop. Paralelamente, a Dança é desenvolvida pela  Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, com  senhoras que se reúnem quinzenalmente.

Para mais informações sobre a Dança Sênior basta ligar na Gerência de Esportes pelo telefone 3511-3700.

 

O que é a Dança Sênior

A Dança Sênior é uma dança registrada e segue determinações específicas. Tem grande diversidade em movimentos, podendo ser lenta ou rápida, sentada ou em pé. É uma atividade de alegria descontraída para idosos, pessoas com limitações ou  com deficiências, e, em sua prática, podem-se utilizar  aparelhos como bastonete, bola, flor e outros.

 

Programação

28/09 (SEXTA-FEIRA)

Vespertino: CRAS Boa Esperança e CRAS Palmeiras

Local: CRAS Boa Esperança, às 14h.

 

29/09 (SÁBADO)

Vespertino: Grupo de pessoas com deficiência física /cadeirantes / Associação ADEFS. OFICINA DE DEMONSTRAÇÃO

Ginásio Carlos Pasa, às 16h.