Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

PF e MPF deflagram operação contra esquema de corrupção na JBS em MT

Suspeita é de grupo tenha fraudado a emissão de certificados sanitários entre 2010 e 2014

Geral | 16 de Junho de 2018 as 10h 28min
Fonte: G1 MT

Planta frigorífica da JBS em Barra do Garças | (Foto: TVCA/Reprodução)

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal em Mato Grosso deflagraram, nesta sexta-feira (15) a Operação 'Porteira Aberta' contra um esquema de corrupção na planta frigorífica da JBS Friboi em Barra do Garças, a 984 km de Sinop.

Em nota, a a J&F afirmou que a operação foi deflagrada com base em documentos entregues em 2017 por representantes da companhia. (Veja nota na íntegra ao final)

De acordo com o MPF, a suspeita é de que um esquema tenha fraudado a emissão de certificados sanitários sem a devida fiscalização no abate de animais da empresa.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na unidade. A ordem foi expedida pela Justiça Federal de Barra do Garças.

As investigações apontam que o esquema envolve propina paga a fiscais sanitários federais para evitar as fiscalizações. Na denúncia foram apresentadas cópias de e-mails que comprovam a existência do esquema.

A suspeita é que o esquema também envolva funcionários da JBS e fiscais nos municípios de Vila Rica e Confresa.

Segundo o MPF, quem denunciou o esquema afirmou que a gerente da unidade em Barra do Garças determinava que, mensalmente, fossem separados R$ 30 mil que seriam destinados a três fiscais que atuavam na região. No município, a fraude ocorreu entre 2010 e 2012.

Já nos outros dois municípios, cerca de R$ 12,3 mil eram destinados aos fiscais. O esquema teria vigorado entre 2012 e 2014.

As despesas entravam na contabilidade da empresa como “consultoria de marketing” ou “Serviço de Inspeção Federal”.

O total pago em propina, ainda não foi calculado.

Os funcionários da JBS devem responder por corrupção ativa e os servidores públicos por corrupção passiva e organização criminosa.

Veja na íntegra a nota da empresa

A J&F e executivos apresentaram, em maio de 2017, ao MPF e à PGR, no âmbito dos seus acordos de leniência e colaboração, anexos a respeito do tema que embasou a busca e apreensão na manhã desta sexta-feira.

A holding e executivos seguem colaborando com as autoridades que investigam o assunto. Entendem, porém, que deveria haver uma coordenação entre os órgãos de investigação visto que todas as informações têm sido entregues às autoridades, não justificando, portanto, uma busca e apreensão no Mato Grosso.

Cabe salientar que nenhum produto ou marca da JBS foi citado ou colocado sob suspeita pelas autoridades. A alta qualidade dos produtos da JBS é reconhecida mundialmente.

As unidades da empresa têm processos de controle rigorosos e, além de submetidas a inspeções públicas, são auditadas por clientes dos mercados interno e externo, que averiguam critérios de sanidade, qualidade, bem-estar animal, rastreabilidade e nutrição.