Bom dia, Quarta Feira 26 de Julho de 2017
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

PF prende 6 índios em operação contra desmatamento ilegal em terra indígena em MT

GC Notícias | 18/05/2017 14:43
Operação ocorre em aldeias da Terra Indígena Nambikwara, onde desmate ilegal estaria ocorrendo
(Foto: Polícia Federal/Divulgação)
Operação ocorre em aldeias da Terra Indígena Nambikwara, onde desmate ilegal estaria ocorrendo

Operação foi deflagrada pela Polícia Federal na TI Nambikwara, na região de Comodoro

Seis índios foram presos durante uma operação defragada na terça-feira (16) pela Polícia Federal para desarticular uma organização criminosa envolvida com desmatamento e comércio ilegal de madeira extraídas da Terra Indígena Nambikwara, na região de Comodoro, a 711 km de Sinop. As prisões são temporárias e os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Cáceres, a 697 km da  capital do nortão.

De acordo com a Polícia Federal, um mandado de prisão preventiva também foi cumprido, enquanto dois alvos de mandados de prisão temporária ainda não foram localizados. A PF também cumpriu 16 mandados de busca e apreensão. A Fundação Nacional do Índio acompanha a operação.

As investigações apontam que, entre os suspeitos de integrarem a organização criminosa, estão índios e líderes de aldeias da região, sendo que alguns deles foram detidos ainda ontem, segundo o delegado da PF em Cáceres, Evando Iwasaki. Conforme a polícia, comerciantes madeireiros adquiriam o produto extraído ilegalmente da terra indígena.

Os presos deverão ser indiciados pelos crimes de receptação, associação criminosa e por desmatar, explorar economicamente ou degradar floresta, plantada ou nativa, em terras de domínio público ou devolutas, sem autorização do órgão competente, segundo a PF.

 

Fonte: G1 MT