Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Meio Ambiente

Piracema é mantida de outubro a janeiro de 2019 em Mato Grosso

Geral | 02 de Outubro de 2018 as 09h 27min
Fonte: Viviane Petroli

| Foto: Reprodução

O período de defeso dos peixes, conhecido como Piracema, nos rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins em Mato Grosso foi mantido para entre os dias 1º de outubro de 2018 e 31 de janeiro de 2019. A resolução foi divulgada no Diário Oficial do Estado que circulou no dia 6 de junho.

A decisão de manter a data foi tomada pelo Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) com base nos estudos oferecidos pelo Monitoramento Reprodutivo dos Peixes de Interesse Pesqueiro no Estado de Mato Grosso.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), a primeira reunião extraordinária do Cepesca foi realizada no dia 10 de maio, baseada na recomendação do Ministério Público Estadual para análise do período de defeso.

"Entendemos que o período de defeso que está sendo deliberado nos últimos dois anos está coerente com os estudos técnicos e científicos. O período de defeso é importantíssimo para que possamos dar continuidade na preservação, não só da nossa fauna, mas também dos recursos naturais e hídricos", pontua o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby.