Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Policiais são condenados por extorquirem traficantes e usuários de drogas em MT

Com a sentença, os dois foram condenados a perder o cargo público

Geral | 04 de Julho de 2017 as 14h 54min
Fonte: G1 MT

Decisão é da juíza Célia Regina Vidotti, da Vara de Ação Pública e Ação Popular de Cuiabá | (Foto: TJMT/Divulgação)

Dois policiais civis foram condenados pela Justiça de Mato Grosso a perder a função pública por extorquirem traficantes e usuários de drogas em uma casa em Cuiabá no ano de 2013 para evitar as prisões deles. A decisão é da juíza Célia Regina Vidotti, da Vara de Ação Pública e Ação Popular de Cuiabá , e foi publicada na segunda-feira (3).

De acordo com a denúncia do Ministério Público (MP), Ricardo Alexandre Pereira Aschar e Fábio Mendes França sabiam que os donos da residência comercializavam entorpecentes no local e planejaram uma visita com o objetivo de obter vantagem indevida. A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos dois.

Sem mandado judicial, eles entraram na casa e vistoriaram o ambiente sem autorização dos proprietários, alegando que se tratava de uma investigação contra o tráfico de drogas.

Durante a revista, eles encontraram "pontas de baseado" e exigiram vantagem indevida para que os donos da residência não fossem presos em flagrante.

Os policiais, então, exigiram que todo o dinheiro da comercialização dos entorpecentes fosse entregue a eles para que o tráfico no local continuasse.

Para forçar os donos da casa a aceitarem a proposta, os dois algemaram um deles, deu socos e tapas e esfregou uma arma de fogo no rosto dele. Eles chegaram a levar cerca de R$ 1 mil dos moradores e de pessoas que entraram no local.

Com a sentença, os policiais foram condenados a perder a função pública, pagamento de multa civil no valor de 10 vezes o valor da última remuneração deles e a proibição de contratar com o poder público por cinco anos.