Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Viabilização

Pontes e Lacerda: Deputado sensibiliza ministro de Minas de Energia

Geral | 30 de Outubro de 2015 as 08h 49min
Fonte: Adrielle Piovezan

Uma semana depois de se reunir com o superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM-MT), Marcio Correia de Amorim, o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT), esteve com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga apresentando os problemas e anseios relacionados à extração de ouro, por garimpeiros, nas serras da Borda e Santa Bárbara, a 18 km de Pontes e Lacerda. A reunião requerida pelo senador Wellington Fagundes (PR), foi realizada nesta quinta-feira (29), em Brasília.

Com intuito de possibilitar exploração regularizada e de forma que atenda os interesses da população, o deputado falou da situação enfrentada pelos trabalhadores que lutam para permanecer na região e, da insegurança, gerada nos últimos dias.

Sensibilizado, Braga falou que solicitará da equipe técnica do ministério e DNPM um levantamento acerca da exploração e, que estará buscando uma alternativa viável que venha beneficiar a população.

Uma nova reunião foi agendada para o próximo 24 de novembro com os deputados federais, estaduais e senador do Estado para uma avaliação da situação e sugestão de novas medidas.

Conforme Ezequiel Fonseca, a legalização da atividade, principalmente ambiental, deve trazer resultados positivos para a economia do município.

“Sabemos que a regulamentação da atividade vai garantir a organização dos trabalhadores, além de sustentabilidade ao município, localizado na região de fronteira com Bolívia.”

A reunião também contou com a presença dos deputados estaduais Wancley, Oscar Bezerra, Wagner Ramos; deputados federal, Fábio Garcia e prefeito do município, Donizete Barbosa.

Pontes e Lacerda, distante à 450 km de Cuiabá, passa por conflito após a descoberta de mina de ouro, situação que levou mais de cinco mil garimpeiros para a região.