Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Cura?

Porque os sinopenses estão tomando chá de casca de ipê?

Especialista da UFMT fala sobre os riscos e as propriedades dessa planta abundante na cidade

Geral | 18 de Outubro de 2018 as 16h 42min
Fonte: Geovanna Klaus

O ipê roxo é uma planta abundante nas ruas e avenidas de Sinop. Está planta está entre os produtos amazônicos mais procurados para tratamento medicinais, sendo muito usado na medicina popular no combate de inflamações.

O chá de ipê roxo é popularmente conhecido como curador do câncer. Essa informação circula entre a população e também na internet. O GC Notícias procurou uma especialista no assunto para saber quais são os benefícios e os riscos dessa substância “milagrosa”.

Carla Regina Andrighetti é professora no curso de farmácia do UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), doutora em Química e pesquisadora graduada em cromatografia verde e tecnologia Fitofarmacêutica. Ela explicou a reportagem do GC Notícias que em estudos realizados no extrato dessa planta foi detectada uma substância chamada Lapachol, que tem se mostrado promissora no tratamento contra o câncer. O processo de transformação desse extrato para medicamento ainda está em andamento. “Muitas pessoas tomam o chá, achando que vai curar doenças graves, mas na verdade pode até atrapalhar no tratamento convencional, com medicamentos”, relatou Carla.

O chá feito com as próprias cascas do tronco da árvore pode ser consumido como anti-inflamatório, antiviral, cicatrizante, antibiótico e para melhoramento da pele. Seu efeito, segundo a especialista, é fitoterápico.

As cascas não podem ser extraídas de qualquer árvore encontrada pela rua. A forma mais segura de consumir é adquirir as lascas em farmácias de manipulação ou casas de produtos naturais.

O recomendado é que mulheres grávidas e pessoas com problemas de coagulação não façam o uso do chá. O chá deve ser consumido no máximo em 12 horas.