Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Formação

Pós-graduação em Mídias, Justiça e Cidadania é tem inscrição prorrogada

São 54 vagas, sendo 34 destinadas a magistrados e 20 para profissionais de Comunicação

Geral | 15 de Abril de 2016 as 16h 48min
Fonte: Blog do Antero

A Escola da Magistratura Mato-grossense (Emam) e a Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) publicaram edital prorrogando as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu “Mídias, Justiça e Cidadania”.

Com o novo edital, os magistrados do Poder Judiciário de Mato Grosso associados à Amam e profissionais das áreas de Comunicação Social têm até o dia 25 de abril para se inscreverem.

Os interessados podem se inscrever pelo e-mail diretoria.emam@gmail.com. As inscrições deverão ser realizadas em prazo prorrogado e exclusivamente via internet até o dia 25 de abril, mas somente serão confirmadas com o comparecimento do candidato para o pagamento da matrícula na sede da Emam – que fica na Avenida Hélio Ribeiro, s/n, Bairro Residencial Paiaguás.

Ao todo são oferecidas 54 vagas, sendo 34 destinadas a magistrados e 20 para profissionais de Comunicação, nas áreas de jornalismo, publicidade e radialismo.

O curso tem duração de 15 meses e as aulas serão ministradas quinzenalmente, nas sextas à noite e sábado, período integral. A aula inaugural acontece no dia 28 de abril.

A seleção dos candidatos levará em conta o exercício profissional na área do curso, formação complementar com certificado expedido por Instituição de Ensino Reconhecida pelo MEC e produção técnica/científica.

PÚBLICO – Se até o dia 25 de abril não forem preenchidas todas as vagas especificamente destinadas, as vagas remanescentes serão disponibilizadas para todos aqueles que tenham realizado suas inscrições no prazo deste Edital.

Assim, ampliando o público alvo para magistrados da Justiça Estadual, Justiça Federal e Justiça do Trabalho que atuam no Estado de Mato Grosso (independente de ser associados), membros do Ministério Público Estadual e Federal, procuradores do Estado, procuradores Federais junto a Autarquias, Fundações Públicas e Órgãos Públicos em geral, profissionais Graduados em Comunicação Social e advogados.

O curso é organizado e ministrado em convênio com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso (Uniselva) e executado pela Fundação da UFMT (FUFMT). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3631-1414.

 

EDITAL DE CURSO EMAM-AMAM Nº 01/2016 (RETIFICAÇÃO)

PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU “MÍDIAS, JUSTIÇA E CIDADANIA”

O Diretor da Escola da Magistratura Mato-grossense – EMAM, Juiz ALEX NUNES DE FIGUEIREDO e o Presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados – AMAM, Juiz JOSÉ ARIMATÉA NEVES COSTA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, tornam pública a abertura de inscrições para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “Mídias, Justiça e Cidadania”, destinados a Magistrados do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, desde que associados da AMAM, e aos Profissionais das Áreas de Comunicação Social.

 

O curso será organizado e ministrado em Convênio com a FUNDAÇÃO DE APOIO E DESENVOLVIMENTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – FUNDAÇÃO UNISELVA, e com Execução da FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – FUFMT, e ministrado nas dependências das Promoventes/Concedentes, nos termos deste Edital.

As inscrições deverão ser realizadas em prazo prorrogado e exclusivamente via internet, até 25/04/2016, mas somente serão confirmadas com o comparecimento do Candidato para o pagamento da matrícula, que equivale à primeira parcela das mensalidades, na Sede/Secretaria da EMAM, sito à Av. Hélio Ribeiro, s/n, Bairro Residencial Paiaguás, em frente à Lagoa do DETRAN, tel. (065) 3631-1414 ou (065) 3631-1651. Os candidatos devem fazer as inscrições pessoalmente no endereço indicado ou enviar suas inscrições para o seguinte e-mail: diretoria.emam@gmail.com.

1. Público: Magistrados da Justiça Estadual, Justiça Federal e Justiça do Trabalho que atuam no Estado de Mato Grosso, Membros do Ministério Público Estadual e Federal, Procuradores do Estado, Procuradores Federais junto a Autarquias, Fundações Públicas e Órgãos Públicos em geral, Profissionais Graduados em Comunicação Social e Advogados.

2. Carga Horária: 363 hs/aula.

3. Modalidade: Aulas Presenciais

4. Local: Associação Mato-grossense de Magistrados

5. Certificação: Universidade Federal de Mato Grosso.

6. Número de vagas: Total de 54 Vagas, das quais 34 vagas reservadas a Profissionais da área jurídica e 20 Vagas para Profissionais da Comunicação, Habilitados em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Radialismo.

6.1. Migração de Vagas: Caso até o dia 25/04/2014 não estejam preenchidas todas as vagas especificamente destinadas, as vagas remanescentes serão disponibilizadas para todos aqueles que tenham realizado suas inscrições no prazo deste Edital.

7. Objetivo: A Pós-Graduação Lato Sensu em “Mídias, Justiça e Cidadania”, objetiva preparar os profissionais dos Cursos de Direito e de Comunicação Social para o melhor desempenho de suas funções em correlação e ambiência recíprocas, a partir da apreensão das noções instrumental e final da comunicação que situem os valores de justiça e cidadania construídos na e pela interação, e compartilhados na sociedade midiatizada.

8. Período: 15 meses efetivos de curso (calendário a publicar), sem contar os recessos (final de ano e férias).

8.1. Aulas quinzenais: sexta – 18:00 às 22:30, Sábado: 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:30. Cada encontro semanal totaliza 15 horas-aula (Exceção: aula inaugural. 03 hs/aula). Total de 25 encontros mais as atividades de orientação e acompanhamento de produção de monografia. 02 encontros por mês. Os intervalos serão de 15 minutos. Calendário das disciplinas a publicar e corpo docente em anexo.

9. Início das Aulas: 28 de abril de 2016 (Aula Inaugural).

10. Disciplinas: 1) A Mídia e seus fundamentos, 2) Informação e o Pensamento Complexo, 3) Mídia: Poder Simbólico e Lugar de Embates, 4) Acontecimento e enquadramentos midiáticos, 5) Teoria da Comunicação: Paradigma Relacional da Comunicação, 6) Linguagens Midiáticas, 7) A performance das personalidades públicas na mídia, 8) O Controle da Opinião Pública, 9) Práticas sociais da Mídia X Práticas sociais da Justiça, 10) Metodologia Científica, 11) Práticas do Ensino Superior, 12) Orientação de Projetos de Conclusão.

11. Valor do Investimento: R$ 4.800,00, divididos em até 15 parcelas mensais, iguais e sucessivas de R$ 320,00 (1 + 14).

12. Dos documentos necessários para a comprovação da inscrição: I. Cópias de RG e CPF, II. Cópias da Certidão de Nascimento ou casamento, em caso de alteração de sobrenome, III. Cópia do Diploma de Graduação reconhecido no País ou Declaração Expedida pelo Órgão responsável pelo Registro Escolar da Instituição Superior de Ensino, revalidado por Instituição Nacional Credenciada quando se tratar de Diploma obtido no exterior, IV. Histórico Escolar do Curso de Graduação, V. Curriculum Vitae, VI. Comprovante de pagamento da matrícula, VII. Documentos comprobatórios acerca dos critérios da seleção (Item 13 deste Edital).

13. Da seleção: As vagas destinadas aos Profissionais da área jurídica serão preenchidas por ordem de inscrição. A seleção dos Candidatos da área da Comunicação Social será realizada pela EXECUTORA, observando-se e valorizando-se os seguintes critérios: Exercício Profissional na Área do Curso (50 pontos), Formação Complementar com certificado expedido por Instituição de Ensino Reconhecida pelo MEC (30 pontos), Produção Técnica/Científica (20 pontos).

13.1.  Da Classificação e Preenchimento das Vagas Remanescentes: A classificação dos candidatos obedecerá a ordem decrescente, para as vagas principais e remanescentes, tendo por critérios sequênciais de desempate: ordem cronológica da inscrição, idade e vinculação ao serviço público (estatutária ou celetista).

14. Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria da AMAM/EMAM.

Cuiabá, 11 de abril de 2016

ALEX NUNES DE FIGUEIREDO

Diretor-Geral da EMAM J

OSÉ ARIMATÉA NEVES COSTA

Presidente da AMAM