Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Prefeita diz que não faltou diálogo com os servidores

Administração municipal lista ganhos do funcionalismo público em 2017

Geral | 02 de Janeiro de 2018 as 17h 48min
Fonte: Jamerson Miléski

O ano de 2018 começa com um indicativo de greve dos servidores municipais de Sinop. Na manhã desta terça-feira (2), os funcionários da prefeitura fizeram um protesto em frente ao paço municipal, anunciando um indicativo de paralisação geral a partir da próxima segunda-feira (8). A categoria está descontente com os reajustes concedidos em 2017 e reclama principalmente da falta de dialogo com o executivo municipal.

Para a prefeita Rosana Martinelli (PR), não faltou diálogo com os servidores. Em nota encaminhada pela assessoria, a administração municipal frisou sua postura com relação ao indicativo de greve. “A prefeitura de Sinop respeita toda e qualquer manifestação democrática e de direito, como a realizada nesta terça-feira, 02, pelos servidores públicos municipais. No decorrer de 2017 foram realizadas inúmeras reuniões visando discutir a pauta de reivindicações e as melhorias pleiteadas pela categoria. Ao contrário do que alega o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais houve abertura para o diálogo e acolhimento dos pedidos da categoria em 2017”, relata a nota.

O comunicado destaca ainda que a prefeitura tem priorizando o pagamento em dia dos servidores públicos, “o que não vem ocorrendo, inclusive, em outros municípios e até mesmo no Poder Executivo estadual”. O executivo municipal entende que algumas das demandas elencadas pelo sindicato já foram atendidas ou estão em andamento, em consonância com a capacidade financeira do município.

Entre as demandas atendidas está o reajuste salarial, de 1,95%, de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), indicador utilizado para balizar os reajustes nos anos anteriores. A prefeitura também concedeu um aumento de 10% no vale alimentação, atualmente fixado em R$ 165,00 por mês.

Conforme a nota, a prefeitura fará ainda no primeiro semestre de 2018 a aquisição de uniformes para servidores como Agentes Comunitárias de Saúde e Agente Comunitárias de Endemias, motoristas, operadores de máquinas, operadores braçais, zeladoras, vigias, cozinheiras, merendeiras, garis e demais servidores que executavam atividades meio.

O curso de formação da Guarda Civil Municipal, outra pauta do funcionalismo, já está em andamento. A aquisição de ônibus para transporte dos servidores da secretaria de obras vai ocorrer ainda no primeiro semestre de 2018. Quanto a capacitação de servidores, a nota informa que mais de mil servidores foram capacitados pelo projeto Gestão Humanizada, no ano de 2017.

Entre as pautas do sindicato dos servidores municipais, não respondida pela nota, está o pedido para que os zeladores recebam adicional por insalubridade.

Atualmente Sinop conta com 3,2 mil servidores municipais, sendo a maior parte vinculados a secretaria de Educação.