Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Saúde

Prefeita visita nova sede do Centro de Endemias e entrega laboratório e motocicletas

O novo Centro de Endemias fica localizado na Avenida das Itaúbas, 4765, bairro Jardim das Palmeiras

Geral | 19 de Outubro de 2018 as 18h 14min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

| Fotos: Ademir Jr

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR) visitou nesta sexta-feira (19), as novas instalações do Centro de Endemias Ivaldo José da Silva “Bill” e do laboratório para estudos e diagnósticos da malária. Na oportunidade, a gestora também fez a entrega de duas motos e vários equipamentos que irão auxiliar nos trabalhos de controle e prevenção de várias doenças transmitidas por vetores.

 “É um setor que trabalha muito e tem dado resultados positivos para o município de Sinop, porque os números de casos de dengue em nosso município têm diminuído gradativamente, ano após ano. Isso demonstra o resultado do trabalho de toda equipe da endemias. Agora, com as novas instalações vai possibilitar melhor qualidade de vida para nossos servidores”, destacou a prefeita.

O novo Centro de Endemias fica localizado na Avenida das Itaúbas, 4765, bairro Jardim das Palmeiras, em conjunto com a Saúde do Trabalhador Municipal e o Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). O que gera uma economia com os custos de aluguel, já que no antigo prédio do setor a despesa com locação era de R$ 2.800,00 mensais, ou seja, R$ 33.600 ao ano.

 “Investimento com economia, pois estamos fazendo uma mudança de prédio que está gerando economia para o município, que é uma busca da prefeita desde o ano passado. Mas não podemos deixar de falar da qualidade de trabalho que o servidor terá nesse prédio novo”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Gerson Danzer.

Segundo o coordenador do Centro de Endemias, Cesáreo Alves, além de melhores condições de trabalho as novas instalações resultaram também em um melhor atendimento à população. “Estamos em um endereço melhor e bem mais cômodo para nós servidores e também para atender a população com melhor qualidade”.

As equipes do Centro de Endemias atuam no controle e prevenção de várias doenças transmitidas por vetores, tais como a dengue, zika vírus e chikungunya, leishmaniose, malária, febre amarela, dentre outras. Além disso, também são realizadas ações educativas e palestras em escolas e empresas.

Para o servidor público Egídio Joel Engster, que é supervisor geral de endemias, o novo local proporcionará um trabalho de melhor qualidade. “Hoje graças a Deus nós temos um Centro de endemias com toda a qualidade que necessitamos para fazer esse trabalho de grande importância pra comunidade, que é o controle de vetores. Nós temos todos os setores instalados nesse prédio que é muito amplo, que nos dá condições para sair para vários bairros. Hoje a gente trabalha com muito mais qualidade”.

Também participaram do evento de inauguração do novo local o vice-prefeito Gilson de Oliveira (MDB), os vereadores Billy Dal Bosco (PR), professora Branca (PR), Joacir Testa (PDT), Luciano Chitolina (PSDB)o presidente do Conselho Municipal de Saúde Marcos Saltarelli e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sinop, Adriano Perotti.

A aquisição das motos e equipamentos foi feita por meio de recursos de compensação da Usina de Colíder. Além das ações diárias, o Setor de Endemias é responsável pela organização e coordenação, em conjunto com entidades e demais setores, dos mutirões limpeza para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, com foco na redução de índices de infestação dos vetores e consequentemente na incidência dessas doenças, em Sinop.