Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Prefeitura alerta imobiliárias para que façam a limpeza de terrenos baldios

Objetivo é evitar que imóveis sejam usados como depósito de lixo

Geral | 29 de Março de 2017 as 09h 22min
Fonte: Assessoria

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) vai notificar, a partir desta semana, imobiliárias de Sinop para que providenciem a manutenção dos terrenos que estão sob seu domínio ou responsabilidade. A medida visa evitar que estes espaços, sejam comercializados ou não, e onde não há edificações, acumulem lixo, sujeira ou mato. A mesma ação fora iniciada anteriormente com donos de terrenos baldios, de chácaras e, agora, chega até as empresas.

Conforme explica a secretária  Luciane Bertinatto, o poder público quer as empresas deste ramo como parceiras, evitando que seus imóveis sejam usados como depósito de lixo, detritos ou resíduos de qualquer natureza. "Aqueles terrenos que estão em nome das imobiliárias e que estão sem manutenção devem ser tomadas as providências. Mesmo que tenha sido vendido, mas não transferido para o nome do cliente", explica Bertinatto.

Todas as medidas adotadas pelo poder público com vistas à garantia de espaços particulares em perfeita condição de limpeza e manutenção são amparadas pela Lei Complementar 116/2015, que dispõe sobre o Código Municipal de Meio Ambiente. Ela estabelece penalidades em caso de descumprimento.

Terrenos urbanos sem manutenção estão sujeitos a multa de 0,50 Unidade Referência por metro quadrado (UR/m²) de área sem manutenção adequada. Para chácaras e propriedades rurais são 500 UR/hectare. O valor atual da Unidade de Referência é de R$ 2,58. "As notificações têm o sentido de comunicar estas empresas, notificando-as para que se tomem providências naquilo que está em seu nome e sem manutenção", alerta a secretária.

 

Terrenos baldios

Desde que as ações visando alertar donos de terrenos para a limpeza e conservação foram iniciadas, os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável já percorreram bairros como o Bela Suíça, Belo Horizonte, Nossa Senhora Aparecida, Nações, Itália 1, Florença.  Mais de 120 proprietários de lotes já foram autuados. 

Paralelamente às ações envolvendo terrenos baldios particulares, a SDS dá andamento a sua programação de limpeza das áreas públicas municipais, tanto institucionais quanto verdes. A previsão é encerrar o mês de março cobrindo mais de 100 hectares.