Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Limpeza

Prefeitura de Vera começa a notificar proprietários de terrenos baldios

Geral | 05 de Maio de 2016 as 16h 27min
Fonte: Márcia Ferreira - Assessoria de Imprensa

| Foto: Assessoria

A Prefeitura de Vera começou - no início do mês de Maio - a notificar os proprietários de terrenos baldios que estão tomados pelo mato. Após a notificação, os donos dos imóveis têm um prazo de 10 dias para efetuar a limpeza.

Após a verificação do local é conferida a inscrição imobiliária da área e identificado o proprietário, para quem é enviada a notificação. Caso não seja tomada nenhuma atitude a prefeitura fará a limpeza e a cobrança desse serviço constará na dívida ativa da pessoa.

Além da fiscalização de terrenos baldios, a Vigilância Sanitária também tem atuado em situações que oferecem risco com relação à doença. As informações são passadas pelos Agentes Comunitários e Agentes de Endemias, que fazem o trabalho de orientação e visita de casa em casa. A Vigilância Sanitária tem notificado e também aplicado multas aos donos de casas abandonadas.

A notificação está sendo feita com base na Lei Municipal 06/1987 e 548/2002. O proprietário do imóvel que não realizar a limpeza após a notificação, poderá ser multado em R$ 880,00 reais. Esse valor será corrigido mensalmente, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O Chefe do Departamento de Tributos, Leandro Schleicher, informou "que o município não tem intenção de multar nenhum proprietário, mas sim, fazer com que a Lei seja cumprida e que a cidade tenha uma aparência mais agradável, com os terrenos limpos e bem conservados, evitando assim problemas de saúde à população".

Em um terreno padrão, o custo da limpeza por parte do poder público deve girar entre R$ 147,62 reais, por isso é importante que os proprietários de lotes baldios se antecipem à fiscalização e procedam à limpeza.

O Chefe do Departamento informou ainda como está a situação do município no momento. "Hoje, temos aproximadamente 60 terrenos baldios em Vera -- 20 terrenos já foram autuados só na primeira semana de maio. Não é uma questão de arrecadação, é uma questão de saúde pública. Não adianta um morador cuidar da limpeza do seu quintal se o seu vizinho não faz o mesmo", concluiu.

Leandro solicitou a parceria da população. "A principal dificuldade dos fiscais é identificar os proprietários de cada lote. As pessoas que são vizinhas de terrenos abandonados também podem denunciar os casos ajudando, inclusive, na identificação dos proprietários".

A manutenção é de responsabilidade do proprietário. Os terrenos abandonados, além de ser um local propício para a reprodução do mosquito, também é um atrativo para ratos, baratas e outros animais peçonhentos, por conta do mato alto, sujeira e lixo acumulado.