Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Disque 180

Prefeitura e Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher atuam juntas em Sinop

Geral | 28 de Fevereiro de 2020 as 13h 20min
Fonte: Assessoria

Foto: Assessoria

A Prefeitura de Sinop, por meio das secretarias municipais, é apoiadora da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Essa atuação vem de encontro as políticas públicas defendidas pela prefeita Rosana Martinelli e as equipes tem atuado na prevenção e no acolhimento das cidadãs vítimas de violências físicas, morais, psicológicas, sexuais e outras. Conforme a enfermeira e diretora da Média e Alta Complexidade, Daniela Galhardo, o município oferece todo o suporte para as mulheres que necessitam do serviço.

“A prefeita Rosana tem um cuidado especial pela causa, então não medimos esforços para dar todo o suporte a essas mulheres que passam por esse momento tão difícil. Normalmente, elas são acolhidas, no primeiro momento, pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA e Upinha do bairro Menino Jesus) e depois são encaminhadas para atendimentos especializados que suprem a necessidade de cada uma, em especifico . Por tanto, oferecemos por meio de nossas unidades de Serviço de Assistência Especializada (SAE), Centro de Especialidades Médica (CEM) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), consultas ginecológicas, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites virais e até tratamentos em saúde mental”, explica a diretora.

Na Atenção Básica os médicos, enfermeiros e agentes de saúde, também, são capacitados pela Rede de Enfrentamento, no intuito, de identificar casos de agressões físicas e ajudar as vítimas, dando toda orientação e suporte necessário para que elas saiam deste sofrimento. O resultado tem sido eficaz.

A médica Raquel Gomes de Oliveira, que trabalha há 16 anos na Atenção Básica de Sinop, conta que após o treinamento realizado no último ano, passou a observar situações desta natureza e aprendeu como identificar os sinais nas vitimas.

“Uma paciente veio para uma consulta de rotina e eu vi hematomas nela, então eu perguntei o que era aqueles sinais e depois de muito choro ela me pediu segredo e disse que há muito tempo era agredida pelo marido. Ela relatou toda sua história e eu ofereci ajuda, expliquei como funcionam todos os processos de suporte ofertados pelo município, então, ela voltou no outro dia e aceitou seguir minhas orientações. Ela denunciou o agressor e foi embora do município para morar com os pais em outra cidade. Espero que ela esteja feliz hoje. Foi muito boa essa ação da Prefeitura de Sinop em unir esforços pela causa, porque nos alertou e nos preparou para identificar casos como este. Eu gostei muito, me sinto gratificada em poder ajudar”, relata a doutora.

Conforme o delegado da Delegacia da Mulher de Sinop, Joacir Reis, é importante levar todo o conhecimento sobre esse assunto para esses profissionais, pois eles são fontes de informações quando se trata de ocorrências dessa natureza. “A função da Rede é ofertar a proteção integrada, onde todos os órgãos olhem para a violência doméstica e deem suas contribuições de maneira coordenada e organizada para o melhor atendimento das pessoas que necessitam deste apoio. Com isso, visamos a participação da Secretaria Municipal de Saúde nesta luta, para que os profissionais estejam atentos e com os olhos voltados à causa, indo além do atendimento médico”, explica o delegado.

 

Enfrentamento à violência contra as mulheres

No ano passado, a prefeita Rosana Martinelli, em apoio a Rede de Enfrentamento, encabeçou a campanha Sinop Livre de Violência Contra Mulher. A mobilização municipal em referência a campanha internacional, é para denunciar a violência e exigir políticas em todos os países para sua erradicação. “Para que não aconteça mais nenhuma agressão contra as mulheres de Sinop. A segurança pode ser uma questão de estado, mas as mulheres são uma questão de vida e respeito”, afirmou.

A proposta do programa “Sinop Livre de Violência Contra Mulher” é discutir o tema com a população, uma vez que a violência contra a mulher é uma chaga da sociedade brasileira, uma triste realidade que precisa ser enfrentada.

A campanha foi desencadeada no município em conjunto com a atuação da Rede de Enfrentamento, que é a atuação articulada entre as instituições/serviços governamentais, não-governamentais e a comunidade, que visa o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas que garantam o empoderamento e construção da autonomia das mulheres, os seus direitos humanos, a responsabilização dos agressores e a assistência qualificada às mulheres em situação de violência.

Em Sinop, a denúncia de violência contra a mulher pode ser feita na Delegacia da Mulher, em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência ou pela Central de Atendimento à Mulher ligando no número 180. A denúncia é anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país.