Bom dia, Segunda Feira 21 de Outubro de 2019

Geral

Prefeitura contesta IBGE e diz que Sinop tem mais de 220 mil habitantes

Com informações locais, gestão tenta elevar o número de habitantes para ter maior fatia dos repasses

Demografia | 08 de Outubro de 2019 as 15h 08min
Fonte: Jamerson Miléski

Pela revisão do censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do ano de 2019, Sinop possui 142.996 habitantes. Embora o número oficial aponte um crescimento demográfico de 26% em 9 anos, a prefeitura de Sinop acredita que a estatística está completamente fora da realidade.

Para pedir uma revisão na apuração do IBGE, o secretário de Finanças da prefeitura de Sinop, Astério Gomes, encaminhou ontem, segunda-feira (7), um ofício para o órgão, pedindo uma avaliação e um posicionamento. O documento contesta a apuração do IBGE utilizando como referência o número de unidades consumidoras de energia elétrica e de água encanada, além dos demonstrativos referentes ao número da frota urbana (Detran), relatórios da Secretaria de Saúde, de Educação e de Assistência Social.

Com essas estatísticas, a prefeitura de Sinop espera que o IBGE reconsidere sua avaliação e compreenda que o município possui uma população muito maior do que o dado oficial aponta. Esse esforço da municipalidade é para que Sinop seja elevada de categoria na tabela de referência para os repasses federais – especialmente da saúde e educação. Quanto mais populoso é um município, maior é a “fatia” que ele recebe dos recursos recolhidos pela União.

E, pelas contas de Astério, Sinop está bastante fora da faixa. O secretário utilizou os dados da empresa concessionária de energia elétrica (Energisa), para sustentar seu argumento. Conforme informações da Energisa, Sinop possui 55.540 unidades consumidoras ativas na categoria residencial. Para o secretário, se utilizar como parâmetro que, em média, cada residência tem 4 pessoas, a população de Sinop seria de 222.160 habitantes – uma diferença de quase 80 mil habitantes para o número estabelecido pelo IBGE. É como se o órgão tivesse ignorado uma quantidade de pessoas equivalentes a cidade de Sorriso.

Mesmo se utilizar os parâmetros do Ministério da Saúde – que estima 3,2 habitantes por residência – considerando as contas de energia, Sinop teria 177 mil habitantes.

O ofício pede para que estes dados sejam analisados e que o IBGE responda o pleito da prefeitura de Sinop.

 

COMENTARIOS