Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Regularização

Prefeitura leva mutirão de atualização do Cadastro Único até o Jardim do Ouro

Agenda itinerante idealizada pela Secretaria de Assistência Social ocorreu no sábado (16)

Geral | 18 de Fevereiro de 2019 as 09h 42min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Foto: Ademir Specht

O Jardim do Ouro recebeu, no sábado, 16, um mutirão de atualização do Cadastro Único. A ação, realizada pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, objetivou atender os moradores que estão em situação de regularização da escritura do imóvel pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e que precisam ter o Cadastro Único em dia.

"Como a prefeita Rosana diz, nós temos que aproximar a administração do nosso usuário. Por isso nós viemos aqui hoje fazendo um mutirão porque nós entendemos que as pessoas trabalham e que elas também têm dificuldade de ir até os CRAS [durante a semana]. O Cadastro único é um documento fornecido pela Caixa Econômica e que vai dizer se a pessoa já teve algum imóvel no seu nome, se já foi beneficiada com algum dos programas do governo federal", destaca Josi Palmasola, secretária municipal de Assistência Social.

Desde 2012 vivendo no Jardim do Ouro, o servente de pedreiro Enoque Oliveira compareceu logo cedo no posto itinerante de atendimento para conferir se estava em dia com a documentação. A importância em conseguir a escritura gratuita e definitiva do imóvel, na opinião do trabalhador, é sinônimo de segurança para quem comprou um pedaço daquela terra. "Cheguei em 2012, andei no bairro e comprei a casinha. O comprovante de compra e venda não é bem seguro. O certo é ter o documento definitivo. [Com o mutirão] fica bem mais fácil de ficarmos informados", destacou.

Morador do Jardim do Ouro e também presidente da União Sinopense das Associações de Moradores de Bairros e Similares (USAMB), Francisco Antônio de Brito lembrou que o bairro passou por diversas transformações e que de uma área de invasão agora já conta com melhores condições de infraestrutura  que tornam mais digna a vida dos moradores. Melhorias obtidas, como considera o dirigente de classe, de um esforço conjunto entre associações, como a Associação de Moradores do Jardim do Ouro, a própria Usamb e o poder publico. 

"Era uma área de invasão e, com a  vontade popular, nós conseguimos fazer com que se constituísse uma associação de moradores e esta entidade tomou frente à regularização desse loteamento aqui. E, hoje, é um loteamento regularizado. Estamos em uma luta graças, também, à confiança dos moradores, ao trabalho iminente e sem medir esforços do presidente Moisés [Moisés Sérgio Tavares] da Associação dos Moradores, junto com a União dos Moradores. Nós conseguimos mostrar para o poder público que aqui, embora seja um bairro de pessoas de baixa renda, é um bairro com pessoas dedicadas e que acredita na vontade de construir. O Jardim do Ouro está dando exemplo de organização. Estamos hoje na iminência de buscar e receber o título graças ao apoio também da Prefeitura", pontuou.

Embora o mutirão tenha sido realizado no sábado e de forma itinerante, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação lembra que os moradores que não conseguiram comparecer ao evento podem continuar procurando, durante a semana, os postos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).