Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Treinamento

Presidente do TCE - MT ministra palestra para servidores da Prefeitura de Sinop

Geral | 29 de Abril de 2016 as 08h 25min
Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sinop

| Foto: Assessoria

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Mato Grosso Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto esteve ontem (28), na Prefeitura de Sinop, ministrando uma palestra para os servidores públicos e secretários municipais sobre o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) e os projetos componentes. O presidente também falou sobre os sistemas gratuitos fornecidos pelo Tribunal de Contas, como o Portal da Transparência e o Sistema de Planejamento (GPE), que tem contribuído para a melhoria e qualidade da gestão pública dos municípios do Estado.

Segundo Antônio Joaquim o Tribunal de Contas tem o dever de fiscalizar, mas também de oferecer ferramentas para os municípios melhorarem a qualidade da gestão. “É o nosso dever contribuir para melhorar a qualidade da gestão pública. Temos o dever de fiscalizar os gastos públicos e tomar as atitudes sancionatórias quando forem necessárias, mas temos o dever de dar nossa contribuição na qualidade da gestão pública, ou seja, contribuir para que as políticas públicas sejam efetivadas. É sempre muito rico esse compartilhamento de informação, esta disposição do debate para que a gente encontre os melhores caminhos de alcançar as melhores qualidades de serviços públicos para o cidadão”, informou.

O presidente também ressaltou a gestão do prefeito Juarez Costa.  “O prefeito Juarez tem sido um exemplo de um dinamismo muito grande na sua gestão. O tribunal não tem como não reconhecer que aqui é uma cidade que houve uma transformação muito acentuada. Uma cidade que cresceu muito acima da média e tudo isso demanda uma resposta muito mais rápida do gestor. Eu acredito que o trabalho do Juarez é um trabalho bonito e que certamente a população deve estar muito satisfeita com o resultado das suas ações”, enfatizou.

Para o prefeito Juarez Costa é muito importante ter afinidade com o Tribunal de Contas para melhorar a gestão e os serviços oferecidos ao cidadão. “Desde que eu virei prefeito tem tido uma sintonia muito forte com o Tribunal de Contas, pois o tribunal tem levado conhecimento lá na ponta para que todos tenham entendimento de quando e como acontece, o que a lei prevê e o que não prevê. Essa estrutura que tem hoje o tribunal tem levado para a ponta. Assim, as prefeituras e servidores possam ter melhor entendimento e aplicar no seu dia a dia. Eu tenho falado aos conselheiros da importância do tribunal estar presente no município porque nos tira dúvida, como aconteceu aqui hoje, e o presidente muito humildemente se colocou aqui para responder as perguntas. Então essa afinidade entre município e tribunal vem somando muito para que a gestão melhore cada vez mais”, contribuiu.