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Sinop

Procon fiscaliza vendas de Natal

Órgão encontrou produtos com vencidos e etiquetas de preços incorretas

Geral | 19 de Dezembro de 2017 as 18h 11min
Fonte: Redação com Assessoria

Equipes do Órgão de Defesa do Consumidor (Procon-Sinop) fizeram, durante todo o dia de ontem, segunda-feira (18), visitas ao comércio local de Sinop para verificar precificação, propaganda irregular, prazos de validade e embalagens violadas.

De acordo com a diretora do Órgão, Juliana Torres Baptista, as lojas e comércios visitados que apresentaram alguma irregularidade estão recebendo uma notificação recomendatória e um prazo para se adequarem. “Fizemos essa primeira visita em que rotulamos como dia D, depois faremos uma nova visita nas lojas em que encontramos irregularidades”, explica.

Esta ação é decorrente da palestra “Natal sem Susto, consumidor bem informado, empresário bem orientado”. O start foi dado no dia 29 de novembro envolvendo a parceria com os órgãos representativos do comércio (Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL - e Associação Comercial e Empresarial de Sinop - ACES) e uma palestra de esclarecimento á todos os comerciantes e empresários de Sinop.

A ação de ontem foi reflexo de tudo o que foi explicado e esclarecido aos comerciantes locais e, conforme explica Baptista: “esse primeiro momento será pontuado por visitas de inspeção e notificações recomendatórias. Posteriormente, num curto prazo, retornaremos para ver a correção das irregularidades e, caso não haja, aplicar as sanções previstas em Lei”.

Das irregularidades encontradas em alguns estabelecimentos comerciais, a diretora do Procon elenca desde etiquetas de preços com informações insuficientes a prazos de validade vencidos. “Não queremos prejudicar as vendas de natal do comércio, mas temos que lembrar que o nosso papel é zelar pelo bem-estar do consumidor”, pontua lembrando que o diálogo é, sempre, a maior arma que o Procon tem usado nos últimos tempos. “Queremos antecipar a resolução dos problemas com um bom diálogo para que não precisemos chegar ao ponto final que são as audiências de conciliação, por isso, estamos trabalhando com afinco para garantir ao consumidor e ao lojista um Natal sem Susto”.