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Procon lança campanha de natal em prol de consumidor e fornecedor

GC Notícias | 06/11/2018 16:23
Foto: Assessoria

Natal sem susto, natal sem dividas

O Órgão de Defesa do Consumidor (Procon – Sinop) deu star essa semana ao “Natal sem Susto”, uma campanha que já chega em sua terceira edição, mas que esse ano veio reformulada e será, também “Natal sem Dívida”: uma ação que objetiva diminuir o superendividamento do consumidor.

Segundo a diretora do Órgão, Juliana Baptista, o Procon será o intermediador/mediador entre o fornecedor e o consumidor na busca pela negociação para quitação dos débitos com juros e condições acessíveis sem comprometer o orçamento e, assim, garantindo um natal tranquilo.

Ainda de acordo com a diretora, o objetivo da ação desse ano (Natal sem Susto, Natal sem Dívida” é garantir e oferecer meios ao consumidor e ao fornecedor para que cheguem à quitação dos débitos, reinserindo esse consumidor, antes superendividado, ao mercado de consumo.

Do dia 05 a 25 de novembro os consumidores que tiverem interesse em negociar suas dívidas com os juros e condições previstos na legislação deverão procurar o Procon levando os documentos pessoais e documentos das dividas ( carnes, boletos, contratos). Já os fornecedores, poderão aderir a ação “Natal sem Susto, Natal sem Dividas” através do termo de adesão que está será encaminhado pelo Procon e pelos parceiros Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Sinop) às empresas.

Do dia 03 ao dia 12 de dezembro, serão realizados os acordos administrativos na sede do Procon, das 8h às 17h. As empresas que não aderirem à ação poderão ser notificadas administrativamente a oferecerem proposta para que o consumidor quite sua dividas de acordo com os preceitos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O Superendividamento vem sendo tratado pelos especialistas como um problema social, uma vez que o consumidor impossibilitado de quitar suas dividas, acaba comprometendo seu orçamento mensal e restringindo o seu crédito.

Isso ocorre, geralmente, pelos altos juros cobrados ou contratos abusivos, além da falta de informação e planejamento do consumidor que, na maioria das vezes, gasta mais do que ganha e consome sem controle, sem planejamento, comprometendo a renda familiar.

Baptista salienta, ainda, que: “os Órgãos de Defesa do Consumidor devem proteger e auxiliar o consumidor endividado, melhorando a qualidade e lealdade nas relações de consumo, oferecendo transparência e segurança ao mercado, combatendo a abusividade e os conflitos entre fornecedor e consumidor”.

O período, mês de novembro e dezembro, foi escolhido para realização da ação por ser uma época onde os consumidores recebem seus salários, férias e, ainda, o 13º salário, possibilitando que o maior volume e circulação de dinheiro facilite a negociação com os fornecedores e com os pagamentos dos débitos atrasados o consumidor possa fazer um planejamento para as compras do Natal.

A ação teve inicio no mês de maio de 2018 com as palestras de orientação para o consumo ministradas nas escolas publicas do município e durante o ano todo de 2.018 com os fornecedores.

A diretora do Procon Sinop lembra que o Natal sem Susto é, também, uma ação orientativa. “É válido ressaltar que estivemos desenvolvendo ações de orientação para o consumo durante todos esse ano, seja nas escolas ou diretamente aos fornecedores nas campanhas realizadas pelo comércio, ao invés de palestra será disponibilizado, aos interessados, o CDC virtual e Cartilha de Educação para o consumo nos sites de Prefeitura de Sinop, CDL e ACES.

O consumidor poderá obter mais informações sobre a ação “Natal sem Susto, Natal sem Dívida” na sede do Procon que fica na rua das Avencas 2292, esquina com rua dos Cajueiros ou através dos telefones (66) 3531-1512 / 151 / 99998-8585.

Fonte: Luciano André / Assessoria da Prefeitura