Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Produtor rural de MT diz que onças mataram 26 bois dele em seis meses

Na semana passada, dois animais foram mortos.

Geral | 18 de Agosto de 2017 as 12h 05min
Fonte: G1 MT

Ossadas de bois mortos por onças, segundo o produtor | (Foto: Aparecido Aranha/ Arquivo pessoal)

Em seis meses, o produtor rural Aparecido Aranha, que tem um sítio em Colíder, a 157 km de Sinop, afirma ter perdido 26 bois para as onças. Ele estima um prejuízo de aproximadamente R$ 30 mil. O ataque mais recente aconteceu durante a semana passada, quando dois bois foram mortos.

É comum a aproximação dos animais da residência da propriedade. Por causa disso, ele disse temer pela segurança da família dele. “Já as vi a 50 metros de casa, tem de todo tipo, onça-parda, pintada e preta, mas não tenho condições de ir embora daqui”, explicou.

De acordo com ele, metade do rebanho é financiado, portanto, com o prejuízo, fica sem condições de pagar o financiamento. “É difícil, mas para sair daqui preciso vender tudo. Não tenho como ir para outro lugar. Desde criança trabalho em sítio”, contou.

No sítio, Aparecido cria gado e vende para frigoríficos da região.

Ele acredita que os ataques foram cometidos por mais de uma onça, pois, em uma ocasiões, quatro bois apareceram mortos de uma só vez. Os animais também costumam invadir as propriedades vizinhas. “A lei não permite que eu mate as onças, mas aqui já não existe mais condições de se criar gado”, disse.