Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Produtores de milho de MT querem aumentar produção de etanol de milho para 3,5 bilhões em 5 anos

Mato Grosso possui quatro das cinco usinas que processam o cereal no país

Geral | 13 de Julho de 2018 as 09h 18min
Fonte: G1 MT

Produtores de milho querem aumentar a produção e usinas de etanol são o caminho |

Produtores de milho de Mato Grosso discutiram nessa quarta-feira (12), durante o encerramento do AgroMT, em Cuiabá, a 469 km de Sinop, sobre como valorizar a produção do grão no estado. O objetivo é aumentar a produção de etanol para 3,5 bilhões de toneladas nos próximos cinco anos.

A produção do milho neste ano deve ser de, aproximadamente, 26,4 milhões de toneladas, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O volume é 13% menor do que a última safra.

Há cinco anos o grão também é utilizado para produzir o biocombustível. Mato Grosso possui quatro das cinco usinas que processam o cereal no país, segundo a União Nacional do Etanol de Milho (Unem).

A produção atual de 680 milhões de litros, pode aumentar para 3,5 bilhões, nos próximos cinco anos. O presidente da União, Ricardo Tomczyk, explicou que existem projetos para a construção de novas usinas para processar o milho.

"Temos cerca de sete projetos de usinas em andamento no estado ou em fase de implantação", disse.

A discussão foi realizada durante o encerramento da feira AgroMT. Ricardo disse que a possibilidade do aumento na produção do etanol de milho, pode reduzir o preço do combustível.

"Se for garantido essa oferta, irá manter a competitividade do combustível", explicou.