Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Professores paralisam as atividades em protesto à redução da jornada de trabalho

Sindicato da categoria diz que alteração não foi discutida com a classe e deveria contemplar todos

Geral | 29 de Março de 2016 as 11h 56min
Fonte: Jamerson Miléski

O Sintep (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público), volta a paralisar as atividades da rede municipal de educação de Sinop. A suspensão das aulas nas escolas do município começam amanhã, quarta-feira (30) e se estendem até sexta-feira. Através de um ofício encaminhado a prefeitura, o sindicato afirma que a paralização é um protesto à lei municipal que reduziu a jornada de trabalho dos professores em 2 horas por semana.

No documento o Sintep critica o executivo por apresentar a lei de mudança sem ter dialogado com a categoria. Segundo o sindicato, um acordo feito após a greve de 2011 previa a criação de uma comissão para discutir melhorias na carreira, “principalmente, para os ocupantes dos cargos de apoio e técnico, com a alteração dos coeficientes salariais de classe, o que não está acontecendo”. Na visão da categoria, a mudança de jornada deveria ter abrangido os cargos de apoio e técnico administrativo, sem redução salarial.

Amanhã, às 7h30, está previsto um ato público com concentração na Praça das Bandeiras e passeata até a Praça Plínio Callegaro. Na quinta-feira, os profissionais farão uma aula pública sobre valorização e condições de trabalho na Educação. No último dia de protestos, o Sintep fará uma carreata pelas principais ruas da cidade, “em razão da falta de posicionamento da prefeitura”.

O Sintep reivindica melhorias nas condições de trabalho nas creches e escolas municipais, com contratação, por meio de concurso, de mais professores e reforma das unidades educacionais, além da ampliação da redução na jornada de trabalho para os profissionais técnicos. Também é exigido que a prefeitura cumpra a promessa de uma jornada de 36 horas semanais e não 38, como foi decidido pelo Executivo.