Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Honrarias

Profissionais do Grupo Capital recebem honrarias da Câmara de Sinop

Equipe foi homenageada com moção de aplauso e comenda Colonizador Ênio Pipino

Geral | 25 de Maio de 2018 as 11h 50min
Fonte: Redação

Profissionais do Grupo Capital de Comunicação – TV Record Canal 8 e site GC Notícias – receberam na tarde desta quinta-feira (24), duas condecorações conferidas pela Câmara de Vereadores de Sinop. As homenagens estão diretamente relacionada ao desempenho dos profissionais em fazer comunicação para a sociedade.

Os apresentadores da TV Capital, Tonny Lennon e Gilson de Oliveira, o repórter André André Jablonski, o editor Junior Santos e o cinegrafista Cleidinaldo José, receberam uma moção de aplauso. O título honorífico foi proposto pelo vereador Hedvaldo Costa (PR), em 2017 e aprovado pelos demais vereadores. A moção congratula a equipe pela produção de uma sequência de reportagens exibida na TV Capital, mostrando o drama de Dona Maria, uma cidadã “anônima” de Sinop, que aos 60 anos de idade sofre uma série de limitações em função de uma doença. Dona Maria tem osteoporose, uma condição clínica que degrada a estrutura do corpo e diminui a densidade dos ossos. Por isso, ela passava a maior parte do tempo deitada, sobre uma cama, se arrastando sobre o piso de concreto da sua casa toda vez que precisava ir ao banheiro.

A história da Dona Maria é uma como muitas que ocorrem em todo Brasil e que sequer são vistas. Foi justamente por olhar e expor essa situação, que a equipe recebeu a condecoração da Câmara. “A reportagem não apenas nos mostrou essa situação de abandono e fragilidade, nos chamando atenção para o problema que muitos idosos enfrentam, como também trouxe melhorias para a vida dessa cidadã, que por anos contribuiu com a sociedade e agora é refém da própria saúde”, comentou o vereador Hedvado Costa, ao oferecer a homenagem.

Assim que primeira reportagem mostrou as condições de Dona Maria, foi desencadeada uma mobilização popular. Pessoas começaram a contatar a TV Capital oferecendo ajuda. A notícia foi um indutor da solidariedade. Graças a colaboração de todos, a casa de Dona Maria passou por uma pequena reforma. Os entulhos foram retirados, seu quarto foi rebocado e pintado. Uma janela foi instalada para melhorar o ambiente e o piso de concreto foi recoberto por cerâmica. Dona Maria também ganhou um colchão novo, um enxoval e alimentos. Por fim, uma pessoa se ofereceu para prestar auxílio, cuidado diariamente de forma voluntária de Dona Maria. Uma vida foi melhorada por uma reportagem e outras tantas foram tocadas pelo espírito de solidariedade.

Outra honraria recebida pela equipe do Grupo Capital foi a Comenda Colonizador Ênio Pipino, conferida ao jornalista Jamerson Miléski. O título é oferecido pela Câmara à personalidades do município que, com sua atuação, contribuem coletivamente para a cidade de Sinop. Jamerson atua como jornalista em Sinop desde 2003, foi repórter e editor chefe do Jornal Capital até o ano de 2014, atua como jornalista desde 2009 na Revista Notícia e atualmente integra a equipe do site GC Notícias. Com atuação voltada a cobertura dos acontecimentos políticos e econômicos, o jornalista acumula quase 15 anos de trabalho na cidade. A mensagem da Comenda relata: “Como reconhecimento do poder legislativo de Sinop pela sua brilhante carreira jornalística em Sinop”.

A comenda foi proposta por Hedvaldo Costa e aprovada pelos demais vereadores em 2014.