Sinop
Profissionais do Hospital protestam e Estado libera R$ 2 milhões
Após pressão, Estado libera uma parte do que deve para o Regional de Sinop
Geral | 14 de Novembro de 2018 as 09h 53min
Fonte: Jamerson Miléski
Na manhã de terça-feira (13), parte dos profissionais que atuam no Hospital Regional de Sinop fizeram um ato de protesto em frente à unidade. Com dois meses de salários atrasados e trabalhando em condições precárias, a equipe do Regional pedia a regularização dos repasses. Entre os trabalhadores e o Estado, o Instituto Gerir, responsável pela gestão da unidade, apoiou a reivindicação, alegando que os repasses atrasados somam R$ 17,6 milhões – somente do Hospital Regional de Sinop.
A secretaria estadual de saúde tentou dar uma resposta imediata. Na tarde de ontem, a pasta liberou R$ 2 milhões – equivalente a uma parte do custeio referente ao mês de setembro.
A notícia trouxe um alívio parcial. Isso porque, nessa quarta-feira (14), o governo do Estado publicou o decreto estabelecendo um extenso ponto facultativo entre os dois feriados. A máquina pública fecha nessa quinta-feira (15), e retorna apenas no dia 21, na próxima quarta-feira, depois do feriado estadual do Dia da Consciência Negra.
A preocupação dos funcionários do Hospital é passar mais uma semana sem receber. A assessoria do Gerir informou que o repasse, no valor de R$ 2 milhões, ainda não caiu na conta. A efetivação do pagamento costuma demorar 24 horas. Segundo o Instituto, o pagamento dos salários dos servidores é prioritário.
O Estado não informou a previsão para regularizar o restante da dívida, no valor de R$ 15,6 milhões.
Nota do Gerir
“A diretoria do Instituto Gerir se solidariza com a situação dos colaboradores e está empenhando todos os esforços para regularizar os pagamentos. É preciso destacar que o Gerir paga todos os colaboradores imediatamente após receber o repasse da Secretaria Estadual de Saúde. A dívida atual do Governo do Estado soma R$ 17.6 milhões, referente aos repasses atrasados para o Hospital Regional de Sinop. O Instituto Gerir reafirma a necessidade de regularidade nos repasses de custeio pelo parceiro público e reforça seu compromisso e parceria no atendimento aos pacientes da região norte de Mato Grosso, e garante que, dentro das condições atuais, os atendimentos estão sendo realizados com qualidade, de forma humanizada, e sempre adotando as medidas para segurança do paciente, visando seu restabelecimento total.”
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