Bom dia, Sexta Feira 21 de Julho de 2017
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Programa AABB Comunidade retoma atividades

GC Notícias | 19/05/2017 11:54

Depois de uma breve paralisação no início de 2017, programa volta a funcionar

Cerca de 120 crianças da rede municipal de educação de Sinop, com idades entre 6 e 16 anos, serão atendidas ainda neste primeiro semestre pelo Programa AABB Comunidade, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Sinop, o Banco do Brasil, a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), e a Fundação Banco do Brasil. Em 4 anos, a previsão é que o número de participantes chegue a 260. Fruto de um convênio entre as partes, o programa atua inserindo crianças em condições de vulnerabilidade social em atividades esportivas, pedagógicas, culturais e de cidadania nos contra-turnos escolares.

Em Sinop, há 15 anos as atividades são realizadas. O programa teve uma breve paralisação no início de 2017. Após a renovação do convênio com a prefeitura, as aulas foram retomadas nessa sexta-feira (19);

Nos termos acordados a Prefeitura municipal assume toda parte operacional (logística de transporte das crianças até a AABB), alimentação e corpo pedagógico (professores, coordenação, zelador, merendeira). O Banco do Brasil disponibiliza os uniformes e calçados, a Fundação Banco do Brasil fornece as diretrizes do programa e, a AABB, o espaço físico para realização das aulas três vezes por semana.

“Elas [crianças] vão ter aulas de natação, futebol, atividades pedagógicas e culturais. Toda essa parte será de extrema importância para formação dessas crianças que não estarão nas ruas. E temos que nos preocupar com a segurança e formação destas crianças”, destaca a prefeita Rosana Martinelli (PR). Na manhã dessa sexta-feira (19), a gestora deu as boas vindas aos alunos, durante ato que marcou a abertura oficial do ano letivo de 2017.

Conforme explica a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti, os participantes são selecionados diretamente nas escolas municipais, de acordo com sua situação social. “Coordenadores e diretores [das escolas] têm a incumbência de fazer seleção e sempre o primeiro critério é o risco social que a criança está inserida, ou na comunidade, ou na família, e também ter uma baixa renda, pois o programa complementa a alimentação, o vestuário”, explica.

A coordenadora do Programa AABB Comunidade, Arminda Ferreira, explica que desde 2002 as aulas vêm atendendo estudantes de diferentes idades auxiliando, inclusive, na preparação dos participantes para o mercado de trabalho. “A proposta é que ocorra um ajustamento social e que as crianças sintam-se bem, desenvolvam tanto atividades lúdicas, esportivas, intelectuais, culturais, ampliando o conhecimento. O que a gente pretende é ampliar as habilidades para a criança e que elas também se descubram em outras vocações”, destacou a coordenadora, durante a manhã de abertura.

A parceria AABB e a prefeitura, no desenvolvimento do programa, foi ressaltada pela presidente da AABB de Sinop, Luzia Aparecida Notário, durante a recepção aos alunos. “O programa usa os espaços que a AABB possui para aplicar as diretrizes de ensino que o programa propõe. Espera-se que estas crianças tenham um futuro melhor em função do que elas aprendem aqui”, destacou Luzia, salientando ainda que o mesmo programa, no Brasil, envolve mais de 300 sedes das associações atléticas Banco do Brasil (AABB).

Fonte: Redação com Assessoria