Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Várzea Grande

Projeto Fortalecer reúne pais de alunos da rede municipal de ensino para discutir educação voltada à cidadania

Geral | 18 de Setembro de 2015 as 09h 06min
Fonte: Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso

Como parte das comemorações aos 25 anos da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pais e responsáveis de alunos de escolas da rede municipal de Várzea Grande participam nesta segunda-feira (21), a partir das 8h, de um evento promovido pelo Projeto Fortalecer que tem como temática - “Eca na Escola: Construindo uma educação voltada à cidadania”. A iniciativa é do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Várzea Grande e do Centro Universitário - Univag.

De acordo com a programação, após a abertura oficial, que ocorrerá no auditório do Núcleo de Prática Jurídica da Univag, haverá uma palestra sobre “Responsabilidades e consequência dos pais na educação dos filhos”. O tema será abordado por Leandro Momente, integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Na sequência, está prevista a apresentação das redes de proteção à criança e assistência social.

Além das palestras, serão ofertados serviços como orientações jurídicas, programas sociais, conselhos tutelares e levantamento social. O encerramento dos trabalhos está previsto para as 12h.

 

Fortalecer

Criado para reduzir a evasão escolar na rede municipal de ensino e para promover a integração da rede de defesa dos direitos da criança e do adolescente no município de Várzea Grande, o projeto Fortalecer foi implantado pela Promotoria de Justiça da cidade, em parceria com a Prefeitura Municipal e Univag, no ano de 2004. Desde então, já foram realizados vários atendimentos, visitas às escolas, avaliações psicopedagógicas e avaliações psicológicas, entre outras atividades.

Atualmente, o projeto está com 113 alunos em atendimento que foram encaminhados por 18 escolas do município. As principais causas da infrequência escolar verificadas são problemas de saúde, suspeitas de algum tipo de negligência, violência e/ou conflitos na convivência familiar.