Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Pesquisa GC

Quais são os serviços públicos que funcionam em Sinop?

População destaca Coleta de Lixo e Educação como os melhores setores

Geral | 23 de Maio de 2019 as 11h 57min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Assessoria

Ontem, terça-feira, o GC Notícias mostrou a avaliação que a população faz dos serviços públicos em Sinop e quais são os piores. Mas a pesquisa realizada pelo GC Notícias em parceria com a Ética Instituto de Pesquisa também questionou a população quanto aos serviços públicos que são bons.

A maioria dos entrevistados, 24,5% não responderam. Embora essa tenha sido a resposta mais comum, a maioria dos sinopenses conseguiu avaliar positivamente algum tipo de serviço público.

O mais lembrado pelos cidadãos foi a Coleta de Lixo. Para 17,8% dos entrevistados esse é o serviço público que melhor funciona em Sinop. A coleta, transporte e destinação final dos resíduos é realizada pela prefeitura de Sinop, de forma terceirizada junto a empresas privadas. Desde 2016 o lixo é destinado para um aterro sanitário ambientalmente licenciado. O município recolhe desde 2018 um tributo específico para esse serviço: a taxa de lixo.

Em segundo lugar como serviço público melhor avaliado está a Educação – 16,1% dos entrevistados disseram que a Educação pública em Sinop é boa. No município, a educação pública é ofertada pelas 3 esferas do Estado: municipal (com creches e escolas primárias), Estadual (com ensino fundamental, médio e UNEMAT), e Federal (com a UFMT e IFMT, além dos repasses).

Para 15,9% dos entrevistados Nenhum serviço público em Sinop funciona. Agrupando todos os serviços bem avaliados na pesquisa, há um índice positivo de 60%.

Asfalto, que já foi uma das principais demandas de Sinop, foi citado por 6,7% dos entrevistados. Saúde, considerado o pior serviço público no município, recebeu 5,6% de indicações positivas. Os demais resultados estão no gráfico abaixo.

E a prefeita?

Para saber o que é bom desempenho do poder público e o que é apenas “louros” da prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), a pesquisa fez uma pergunta específica: “Em qual setor da prefeitura a prefeita tem o melhor desempenho?”.

A maioria, 37,1% não soube ou não respondeu. Uma fatia considerável de 14,3% dos entrevistados respondeu “Nenhum”. Mas a qualidade da Educação acabou sendo atribuída – pelo menos em parte – à prefeita.

12,4% dos entrevistados disseram que a Educação é o setor em que Rosana tem o melhor desempenho. Asfalto também foi atribuído a prefeita, com uma aprovação de 10,4%. A população também lembrou da água tratada (5,5%), Esportes (4,4%), Assistência Social (3,7%) e – por mais contraditório que pareça – saúde (3,5%). Confira o gráfico.

A pesquisa GC Notícias/Ética Instituto de Pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de maio. Foram entrevistados 434 moradores de Sinop. A técnica utilizada foi “Survey”, com questionário estruturado e campo amostral baseado nos dados do IBGE, de forma que os entrevistados reproduzam uma “amostra” condizente com a população de Sinop. A margem de erro da pesquisa é de 5,5%. O intervalo de confiança é de 95%.

A pesquisa realizada pelo GC Notícias conta com 29 perguntas, incluindo a avaliação da gestão da prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), do governador do Estado, Mauro Mendes (DEM), dos vereadores, secretários municipais e deputados estaduais.

Ao longo da semana esses resultados serão divulgados em reportagens no nosso site e redes sociais com a #Pesquisa GC.