Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Quase 700 animais foram resgatados em 2017 em MT, diz batalhão

Os animais foram retirados em diversas situações: criação irregular, maus tratos, resgate em cidades

Geral | 08 de Janeiro de 2018 as 08h 04min
Fonte: G1 MT

Filhote de onça-pintada, um dos animais resgatados em 2017, foi encaminhado para associação de SP | (Foto: Fernando Rodrigues)

Em 12 meses, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) resgatou 670 animais em Mato Grosso. Segundo o BPMPA, os animais resgatados, na maioria das vezes, possuem sequelas permanentes. Os animais foram retirados em diversas situações: criação irregular, maus tratos, resgate em cidades e acidentes.

No Centro de Triagem é feito o primeiro atendimento e depois são encaminhados aos hospitais veterinários da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ou da Universidade de Cuiabá (Unic).

As espécies de animais resgatados variam de acordo com o período do ano. Em período chuvoso, são mais comuns os resgates de serpentes, marsupiais e mamíferos. Já entre setembro e outubro, são mais frequentes os resgates de aves, que estão em fase de procriação, como as araras, papagaios, periquitos, que são os alvos mais escolhidos pelos traficantes.

Ainda ao longo do ano, o batalhão prendeu 547 pessoas e aplicou mais de R$ 13 milhões em multas por crime ambiental. Também foram apreendidas 99 armas de fogo e 1.227 munições.

Balanço

De janeiro a dezembro de 2017 foram apreendidas mais de cinco toneladas de pescado e 1.137 unidades de material de pesca (anzóis, caixa de pesca, chumbada, espinhel, gancho, molinete, rede, tarrafa e vara). Parte desta apreensão aconteceu durante o período da Piracema, que iniciou em outubro de 2017 e encerrará em 31 de janeiro de 2018.

O Batalhão Ambiental atua na sede em Cuiabá, e subunidades em Rondonópolis, Cáceres e Barra do Bugres.