Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Raio-X da quase extinta cratera do Paraíso II. Recuperação ambiental inicia nas próximas semanas

Geral | 26 de Outubro de 2015 as 11h 49min
Fonte: Assessoria

O trabalho em conjunto está orçado inicialmente em aproximadamente R$ 2,5 milhões que serão utilizados para escavação, colocação de 3 fileiras de tubos com diametros de 1,75 e 1,50 mts, bem como a construção de dissipadores de velocidade da água que reduzirá a força das chuvas, evitando que a erosão continue. A obra iniciou nas proximidades da Reserva R-2 e seguirá pela Avenida dos Ingás até a Flamboyts, ou seja mais de 900 metros de rede tripla coletora de água da chuva.

Após este intenso trabalho de contenção, será a vez da execução do plano de recuperação ambiental. Serão plantadas mais de 10 mil mudas nativas de árvores próprias para reflorestamento, que serão responsáveis também por evitar novas crateras.

Esta ação está sendo posta em prática por meio de uma parceria entre prefeitura de Sinop e Colonizadora que está arcando com boa parte dos custos. Dimensionando o tamanho da cratera que antes existia lá, estão sendo desejados quase dois mil caminhões de terra para que o solo esteja nivelado.

A obra gigantesca impressiona devido ao tamanho que por sinal já estava trazendo perigo para os moradores do bairro. Conforme explica o secretário de obras, Marcos Lopes, se não fosse contida, a erosão poderia aumentar e trazer riscos para as residências próximas.

Assim que concluídos todo este processo, estima-se que haverá valorização imobiliária superior a 20%, revertendo a antiga situação de calamitosa para valorização das áreas próximas.