Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Refeitório do Hospital Regional é reformado

Proposito é oferecer cardápio equilibrado e variado a pacientes e colaboradores

Geral | 31 de Janeiro de 2018 as 09h 41min
Fonte: Redação

Desde o dia 18 de dezembro de 2017, as refeições estão mais saudáveis e balanceadas no Hospital Regional de Sinop, com cardápios elaborados por nutricionistas, e alimentação preparada de acordo com as especificações médicas e patologias de cada paciente. É o que informou o Instituto Gerir, OSS responsável pela gestão da unidade, através da sua assessoria.

O refeitório do Hospital Regional passou por uma reforma, alterando a estrutura de atendimento. A reforma do refeitório, aliada às modificações na estrutura de atendimento, faz com que os procedimentos operacionais atendam as exigências dos órgãos fiscalizadores, para que todos os alimentos sejam servidos de acordo com as necessidades nutricionais, balanceadas, com qualidade e segurança.

A empresa responsável pela cozinha é a Nutrymax, com sede em Goiânia, parceira do Gerir em outras gestões hospitalares. A engenheira clínica e hospitalar da instituição, Monica Soares do Nascimento, diz que a área está sendo readequada com mais melhorias. "Realizamos alguns reparos como iluminação de led, conserto dos equipamentos de ar condicionado, readequação de fluxo como a separação da cozinha e refeitório, agora divididos por uma parede de vidro, e também com mais uma área de lavagem dos pratos e entrega da bandeja pelos colaboradores. Foi uma conquista para todos, com a satisfação de receberem a alimentação de forma correta e prazerosa".

Nesta primeira etapa de modificações, a equipe da cozinha passou por treinamento, foi instalada uma parede de vidro entre cozinha e refeitório, foram adquiridas novas cadeiras, mesas, dois balcões de buffet para alimentos quentes e frios no modelo self-service, um equipamento pass through (semelhante a uma geladeira, porém quente para manter os alimentos na temperatura até serem servidos), um forno, suqueiras, diversos utensílios como panelas, bandejas, talheres, pratos e xícaras, além da decoração que deixou o local com aparência mais atrativa e aconchegante. "Nossa prioridade é implantar a qualidade na cozinha e é isso que fazemos em todas as unidades que atendemos", completa a nutricionista e coordenadora regional da empresa responsável pela cozinha, Karen Folly.

O morador de Sinop Euclides Antunes, de 72 anos, está no Hospital desde 30 de novembro, e para ele, “a comida melhorou 100% nos últimos dias”. Já o motorista Edmilson da Silva, de 55 anos, também de Sinop, está internado na clínica médica, e diz que as refeições estão mais diversificadas. "Antes não tínhamos janta, era só sopa. Hoje temos boas opções de comidas a começar pelo café da manhã. Temos lanches, temos as frutas como laranja, banana, maçã e também o suco que é de polpa natural, está muito bom".

O novo refeitório do Hospital Regional de Sinop oferece no café da manhã café com leite, achocolatado, três tipos de pão (doce, integral e francês) e mais as frutas que variam a cada dia (laranja, banana, maçã, melancia, melão, abacaxi e mamão). Também é servido o lanche entre café da manhã e almoço, com frutas e, dependendo da dieta, é servido vitaminas, sucos ou salada de frutas. O almoço tem opções como arroz, feijão, um tipo de carne, um acompanhamento (purê, macarrão, polenta ou creme de milho, saladas de folhas ou de legumes e fruta de sobremesa, Já no lanche da tarde é servido um salgado assado e, no caso de pacientes diabéticos, por exemplo, o salgado é feito com farinha integral e no caso do paciente hipertenso, é servido um bolo. No jantar também são servidos o arroz e feijão com um tipo de carne, saladas e fruta de sobremesa.

Cada paciente passa por avaliação médica e é a partir daí, são servidas as refeições conforme dieta recomendada pelo médico. Para os colaboradores, as refeições contém alimentos ainda mais diversificados, como a variedade de saladas de folhas e legumes sempre decoradas com frutas (manga, uva e morango), e lanche da tarde com suco de polpa natural acompanhado de um salgado assado, um pedaço de bolo ou torta.