Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Resfriadores enviados pelo Estado estão no barracão da secretaria de Obras

Equipamentos adquiridos pelo Estado ainda não chegaram até os pequenos produtores

Geral | 27 de Fevereiro de 2018 as 16h 24min
Fonte: Jamerson Miléski

No ano passado a secretaria estadual de Agricultura e Assuntos Fundiários, adquiriu, através do Programa Pró-Leite, uma leva de resfriadores que seriam destinados aos pequenos produtores. Em janeiro desse ano, 5 desses equipamentos foram encaminhados para Sinop, entregues à prefeitura municipal, a quem coube apenas fazer a destinação final. Passados mais de 30 dias, os resfriadores novos estão guardados no antigo armazém da Conab, onde funciona a secretaria municipal de Obras.

De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar, os resfriadores foram entregues em Sinop ainda no mês de janeiro. Cada equipamento custou R$ 12,7 mil, totalizando um investimento de R$ 63,5 mil. Os resfriadores são equipamentos essenciais para o fomento da bacia leiteira. Pequenos produtores, que não possuem condições de adquirir seus próprios resfriadores, conseguem através desses equipamentos de uso comunitário operar na atividade e agregar valor ao preço final. Laticínios priorizam a compra de leite de produtores que possuem resfriadores.

Mas para que esses equipamentos cheguem ao seu destino final e cumpram com o objetivo de fomentar a atividade dos pequenos produtores, é preciso que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop faça a entrega. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, isso ainda não ocorreu por questões burocráticas. “Os resfriadores ainda não foram entregues porque foi solicitado, aos beneficiários, documentação para que seja feito o Termo de Comodato”, explicou em nota.

A secretaria pretende fazer a entrega de todos os 5 resfriadores de uma só vez. No entanto, alguns dos produtores que receberão o equipamento ainda não apresentaram a documentação necessária.

O destino dos resfriadores foi decidido pelo conselho de desenvolvimento (composto por várias associações da Gleba, Embrapa, Empaer, Banco do Brasil, etc). Quatro resfriadores irão para a Gleba Mercedes e um para a comunidade Selene.

A secretaria acredita que fará a entrega dos resfriadores até a primeira quinzena de março.