Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Destaque

Revista Notícia posiciona Sinop como “à prova de crise”

Edição ressalta o crescimento estrondoso de empresas em diferentes eixos da economia

Geral | 10 de Dezembro de 2015 as 12h 11min
Fonte: Jamerson Miléski

Sinop é uma cidade à prova de crise! Essa é a afirmação que a Revista Notícia (nº 131) sustenta em suas 140 páginas da edição especial de Sinop que começou a circular nessa segunda-feira (7). A capa traz a imagem da cidade coberta por uma redoma de vidro onde são refletidas as palavras “Crise”, “Desemprego”, “Estagnação” e “Desvalorização”.

A matéria de capa é desdobrada em uma reportagem que ocupa 20 páginas da revista, pontuando Sinop como uma cidade cuja economia não foi abalada pela crise, entoada em todo o país ao longo de 2015. Para fundamentar a sua linha editorial, a Revista Notícia rez um levantamento em empresas privadas do município de setores diferentes, desde os considerados “primordiais” (e que como tal são menos afetados nos momentos de recessão), até os tidos como supérfluos, que em geral são os primeiros a serem cortados em período de arroxo econômico.

Nesse campo de diagnóstico econômico, a Revista trouxe dados sobre o maior varejista do Norte de Mato Grosso, o Grupo Machado, detentor de 6 supermercados e um atacado em Sinop. A edição traz a informação de quantas pessoas passam pelo supermercado por dia, o volume médio de vendas e o percentual de aumento que a empresa teve em 2015. Como já era de se esperar, o Machado cresceu na crise.

As pessoas não deixaram de comer e também não deixaram de abastecer. O segundo setor analisado pela Revista foi o de combustível, que tem como protagonista o Grupo Granja, detentor de 6 postos na cidade. A Notícia mostra o volume de gasolina e álcool que o município consome por dia, o crescimento do Grupo na casa de 35% nesse “ano de crise”, e como as lojas de conveniência tem se tornado tão importante economicamente quanto as bombas de combustível.

No eixo dos produtos considerados “supérfluos”, a Revista trouxe o espantoso dado da Disbenop, distribuidor Ambev para Sinop e região. A empresa registrou um aumento nas vendas na ordem de 43% em comparação com o ano passado. O sinopense está consumindo 2,6 milhões de litros de cerveja por mês – em média 2,5 latinhas (Palitinho), por habitante/dia.

Os dados que evidenciam o crescimento econômico apresentados pela Revista trazem fatos curiosos, como a concessionária Jeep, que vendeu 12 SUV’s de luxo em 12 dias de funcionamento, a empresa que vende iPhone e que não consegue manter o volume suficiente em estoque, a indústria de bala de bananas que dobrou a produção em 6 meses de atividade e a locadora de veículos com 80 carros que simplesmente ainda não passaram uma noite no pátio da empresa. “Todos os números mostram a pujança da cidade de Sinop. O que geralmente apresentamos com estatísticas dos órgãos oficiais, em frios números, dessa vez decidimos mostrar a partir das empresas, que vivem essa realidade econômica e que desmentem com propriedade o mito da crise. Sinop tem grandes empresas, que são referência nacional em suas atividades. Mostrar esse potencial é uma questão de compromisso com a notícia, que nesse caso é boa, e faz parte do nosso trabalho”, comenta o diretor da Revista Notícia, Paulo Ricardo Kryszczun.

Ainda no diagnóstico econômicos a Revista traz dados exclusivos sobre a construção civil em Sinop, publicando inclusive informações obtidas junto a Votorantin S.A, referente ao consumo de cimento na cidade de Sinop em 2015. O mercado imobiliário, com crescente valorização, também é apresentado na edição.

A Revista Notícia pode ser encontrada nas bancas ou nas empresas anunciantes.