Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Saúde em estado de greve

Servidores do Polo Regional fazem inspeção sanitária no próprio ambiente de trabalho

Geral | 02 de Junho de 2015 as 15h 44min
Fonte: Jamerson Miléski

 A qualquer momento os servidores da saúde do Estado de Mato Grosso podem paralisar as atividades. A categoria está em estado de greve. Durante esta terça-feira (2), servidores de diversas unidades realizaram manifestações e protestos para alertar o descaso do governo com o setor.

Segundo o diretor do Sisma/MT (Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e Meio Ambiente), em Sinop, Bruno Oliveira, o Estado tem ignorado a pauta de reivindicações e negado qualquer possibilidade de negociação. O servidor explica que o sindicato protocolou no dia 5 de janeiro, assim que o novo governo assumiu, um documento reivindicatório, com 17 pontos. “A principio a vontade era de uma negociação tranquila, amistosa. O governo nos pediu 100 dias. Esse tempo já passou. Convocamos uma nova reunião para discutir os pontos e o Estado não nos atendeu. Os servidores da saúde estão em estado de greve e a qualquer momento podem deflagrar a paralisação”, informou o diretor do Sisma em Sinop.

Dos 17 pontos, 3 são considerados cruciais pela categoria. Os servidores pedem o fim do modelo de gestão por OSS (Organização Social de Saúde), implantado no governo Silval Barbosa (PMDB), para a gestão das unidades hospitalares no interior do Estado. A pauta de greve também enfatiza a necessidade de fazer um concurso público para a saúde, o que não acontece há 13 anos. “Este ano mais de 700 servidores concursados devem se aposentar e precisarão ser substituídos. Sem concurso público o Estado contrata por CLT ou em caráter temporário, o que precariza o serviço público e compromete a estabilidade futura dos concursados e suas aposentadorias”, explica Oliveira.

O terceiro ponto mais relevante diz respeito ao ambiente de trabalho e a condição física das estruturas onde operam os servidores da saúde.

Polo precário

Uma das atribuições do Polo Regional de Saúde é fazer o estudo situacional dos estabelecimentos onde funcionam empresas privadas e órgãos públicos. É uma espécie de vistoria da Vigilância Sanitária, para saber se as normas mínimas de segurança e sanitariedade são respeitadas. Os servidores decidiram fazer isso no próprio local onde trabalham.

O estudo situacional revelou o óbvio: estrutura precária, com banheiros insuficientes, falta de bebedouros e sem condições de passar pelo crivo da vigilância sanitária. Esse documento foi protocolado na tarde de terça-feira no Ministério Público de Sinop. “É uma forma que encontramos do Ministério Público tomar conhecimento da situação em que estes servidores públicos estão trabalhando”, explicou o diretor.

No Polo de Saúde de Sinop são 80 servidores.