Conhecimento no campo
Seaf e Unemat ensaiam oferta de capacitação em Gestão e Cooperativismo
Geral | 08 de Julho de 2019 as 17h 03min
Fonte: Assessoria
De olho no conhecimento acumulado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o secretário de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Silvano Amaral provocou a instituição para juntos trabalharem na oferta de cursos e consultoria nas áreas de Gestão e Governança das Cooperativas da Agricultura Familiar. A falta de capacidade de gestão e o conhecimento limitado sobre a importância do cooperativismo se tornaram grandes obstáculos ao crescimento da produção e acesso ao mercado consumidor.
A proposta envolve a oferta de orientações técnicas in loco, ligadas à administração financeira, gerenciamento, compra e venda, e na prestação de assessoria para o ordenamento contábil das cooperativas. Também é avaliado o envolvimento de professores e acadêmicos na oferta de cursos de curta duração, voltados a capacitação financeira. A ideia é envolver a participação dos 13 campus da Unemat, ampliando a possibilidade de alcance e atendimento aos produtores.
O fomento ao cooperativismo é outra prioridade da parceria. Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unemat, a professora Leonarda Grillo Neves, do curso de Agronomia do Campus de Cáceres, a universidade tem expertise em matéria de gestão e reúne um corpo técnico especializado, com amplo material produzido por doutores em áreas específicas como Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis.
Para Silvano Amaral, a grande ‘sacada’ do agricultor familiar é a produção e a comercialização conjuntas, por meio do cooperativismo. “Está comprovada a necessidade de o produtor aprender a trabalhar em equipe. Na venda isolada, o agricultor perde seu poder de negociação. Juntos, os produtores conseguem negociar um maior volume de produtos, obter os melhores preços no mercado e em condições de competitividade, as possibilidades são imensas”, defendeu Silvano.
Entre as vantagens do cooperativismo está a comercialização da produção em grande volume, garantindo maior poder de negociação; a compra de equipamentos, insumos, sementes, peças e implementos com menor preço; a possibilidade da contratação de assistência técnica; a obtenção de selos de qualidade do produto, e em alguns casos, até mesmo a certificação de exclusividade sobre determinadas produções, além da facilidade de acesso ao crédito, entre outras vantagens.
O cooperativismo também garante ao produtor condições para a participação de licitações e concorrências públicas. A produção de alimentos para a merenda escolar é um forte exemplo da segurança jurídica dada aos cooperados. A merenda se tornou um dos principais consumidores da agricultura familiar no Brasil.
Produção familiar em números
Segundo o último Censo Agropecuário realizado pelo IBGE, a agricultura familiar é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. Além disso, é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa do país e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo.
Em Mato Grosso, a produção familiar responde por 86,2% de toda a mandioca do estado, seguida por 89% do café e 72,5% do leite. Na frente de trabalho, o estado ocupa 76,2% do total de estabelecimentos agropecuários e 60% da mão de obra do campo.
No Brasil, a agricultura familiar ainda é responsável pela produção de 70% do feijão brasileiro, 34% do arroz, 87% da mandioca, 46% do milho, 38% do café e 21% do trigo. O setor também domina a produção de 60% do leite, 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos.
Fizeram parte das discussões para oferta de cursos o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Anderson Fernandes de Miranda; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Leonarda Grillo Neves, e a doutora em Agronomia, Andréa dos Santos Oliveira, como também o secretário-adjunto de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural da Seaf, Carlos Alberto de Arruda; e o superintendente de Agricultura Familiar da Seaf, George Luiz de Lima.
Notícias dos Poderes
Médico de Mato Grosso morre em queda de avião monomotor no Pantanal de Mato Grosso do Sul
16 de Setembro de 2025 as 17h05MPMT requer plano de descomissionamento da UHE Colíder
Desde agosto a usina entrou em estado de
16 de Setembro de 2025 as 17h00Preço dos alimentos em Sinop cai pelo 3º mês consecutivo
Cesta básica em queda volta a ter o mesmo custo que em outubro de 2024
16 de Setembro de 2025 as 16h16ChatGPT poderá avisar polícia se adolescente estiver com ideias suicidas, diz OpenAI
Medida faz parte de um pacote de proteção para menores de 18 anos. A empresa também vai implementar verificação de idade e ferramentas de controle parental
16 de Setembro de 2025 as 15h16Cavalaria da Polícia Militar prende homem em flagrante com arma de fogo e tabletes de maconha
Militares flagraram suspeito durante Estágio Supervisionado do 11º Curso de Policiamento Montado no município
16 de Setembro de 2025 as 14h55