Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Secretaria de Indústria e Comercio participa da 4ª reunião que busca a produção de adubos em MT

Geral | 16 de Setembro de 2015 as 16h 29min
Fonte: Secom/ Thiago Valeriano

Pesquisas estão concentradas em uma área localizada no sul de Amazonas que é rica em Fosfato e é considerada uma das melhoras jazidas de exploração desde os anos 70.

O encontro aconteceu nas dependências da Secretaria de Indústria e Comércio (SIC) e contou com a participação dos representantes da equipe técnica da SIC, Aprosoja, Embrapa, Sindicato Rural além do pesquisador e Doutor em Geoquímica João Orestes Scheneider Santos.

Durante a reunião foi apontado a necessidade de investimentos visando a produção de adubos principalmente para Mato Grosso, haja vista que em nossa região produz-se apenas 9% do Potássio necessário para agricultura e 50% do minério fosfato.

Para o responsável pela pasta de mineração em Sinop, Zeno Scheneider, o município estará empenhado para colaborar com todos os processos, visto que a necessidade de produção de adubos em nossa região é constante.

Ainda de acordo com os participantes da reunião, neste momento estão sendo elaboradas propostas para os governos de MT, AM e RO para que possa ser custado o projeto de perfuração de área mineralizada localizada no sul do Amazonas, que possui grande potencial de Fosfato, componentes este usado largamente na produção dos adubos. Segundo as pesquisas, esta área mineralizada é uma das mais importantes achados no Brasil desde os anos 70.

Nesta etapa descrita anteriormente será analisada a grandeza de minério para saber a real quantidade de material no local. Paralelo a isso o material coletado será enviado para Embrapa para sequencia dos estudos.