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Mudando a conta

Secretário explica como vai funcionar o novo Fethab

Recursos serão compostos da arrecadação somente do óleo diesel

Geral | 19 de Agosto de 2015 as 15h 41min
Fonte: Redação com assessoria

O secretário de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo Duarte, explicou hoje, quarta-feira (19) as propostas de reestruturação do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab) e de criação do novo Fundo de Transporte (Funtran), que já começaram a ser discutidas com a sociedade em audiências públicas.

O “novo Fethab” será composto pelos valores arrecadados apenas com a comercialização do óleo diesel. O valor será destinado ao desenvolvimento regional, habitação e aos municípios do Estado. Atualmente, o diesel representa 60,28% no modelo de Fethab em vigência, algo em torno de R$ 523 milhões. “O novo Fethab ficaria para as prefeituras e também para as ações de habitação e para o desenvolvimento regional do governo do Estado”, pontuou.

Desde a entrada em vigor da legislação que prevê a divisão dos valores do atual Fethab, os municípios passaram a também se responsabilizar pela manutenção das rodovias estaduais não pavimentadas (sem asfalto).

O Governo já repassou R$ 131 milhões aos 141 municípios em recursos do Fethab, agindo de acordo com a nova legislação em vigor. O secretário frisou ainda que as prefeituras do Estado não irão sofrer qualquer prejuízo com a reestruturação do fundo.

Funtran – O fundo criado pelo atual governo terá arrecadação baseada na tributação das outras commodities como soja, gado, madeira e algodão. Estes recursos serão destinados exclusivamente à melhoria da infraestrutura de transportes do Estado.

Com a mudança, o Funtran arrecadaria por ano R$ 345 milhões, com destinação única para o desenvolvimento da infraestrutura de transporte que está sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

Mato Grosso tem a maior malha rodoviária não pavimentada do país (mais de 18 mil quilômetros, segundo o DNIT) e necessita pavimentar pelo menos mais 9.200 km de rodovias (entre estaduais e federais) para atingir um índice de cobertura rodoviária comparável a Mato Grosso do Sul (20 km/1000km2), mas ainda muito aquém do índice de Goiás (37 km/1000km2). “Este fundo terá uma governança específica, com seu conselho que será estabelecido. Ele vai poder permitir que a gente crie alíquotas específicas para certas regiões, durante um determinado tempo desde que a arrecadação adicional dela vá para a região e para projetos específicos, com o intuito de garantir que estes recursos sejam 100% bem aplicados”, finalizou.

Para que isso de concretize, dentro do Funtran haverá uma série de fundos regionais que serão criados. Com eles, os recursos serão investidos especificamente na mesma região onde foram arrecadados pelo Governo. A previsão é que o governador Pedro Taques encaminhe as propostas à Assembleia Legislativa (AL) ainda este semestre.

A iniciativa é baseada em ações estratégicas que deram certo em Goiás, Minas Gerais e São Paulo, estados que possuem características semelhantes à de Mato Grosso, com grande extensão territorial e com economia influenciada por comodities.

A previsão do governo é de construir mais de 500 quilômetros de rodovias com asfalto de qualidade até o final de 2015, com a conclusão das primeiras 10 obras de pavimentação do antigo MT Integrado (que foi absorvido dentro do Pró-Estrada). A meta é que sejam reabilitados 1.500 km de pavimentos degradados (estradas acabadas) somente neste ano.