Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Sedec apresenta ações e projetos para prefeitos do estado

Geral | 31 de Março de 2016 as 09h 11min
Fonte: Maíza Prioli - Sedec-MT

| Foto: Assessoria

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, se reuniu com prefeitos dos consórcios municipais Pontal do Araguaia, Nascentes do Araguaia e Araguaia, entre outros, durante encontro com gestores municipais promovido pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira, em Cuiabá. O titular da pasta apresentou ações e projetos que estão sendo desenvolvidos pela Sedec voltados para o turismo, empreendedorismo e investimentos.

Seneri apresentou a Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), que será realizada entre os dias 20 e 24 de abril, no Centro de Eventos Pantanal,em Cuiabá e deve reunir cerca de 100 mil pessoas. Na programação estão previstas rodadas de negócios e vários eventos paralelos como a reunião da Zona de Integração do Centro-Oeste Sul-Americano (Zicosur); os fóruns nacionais de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e de Dirigentes Estaduais de  Turismo da Amazônia Legal (CNtur); os encontros da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), de Negócios na Expotur (Salão do Turismo), de Guias de Turismo e dos Clubes da Melhor Idade, além de painéis temáticos e exposição.

Ainda sobre o setor do turismo, o secretário falou sobre o Mapa da Regionalização do Turismo de Mato Grosso, que passará por atualização e sobre os projetos do programa Pró-Turismo, que engloba três eixos estruturantes: infraestrutura, qualificação e divulgação do potencial turístico do Estado.

O titular da Sedec pontou que a meta da atual gestão é transformar o turismo em um dos pilares de desenvolvimento econômico do Estado, a exemplo do agronegócio. A FIT faz parte das ações de planejamento estratégico para divulgar esse potencial turístico. “A feira será um marco para que as pessoas, além de fazer negócios em turismo, divulguem esse conceito de integração e as potencialidades de Mato Grosso”.

 

CAEs

Para o setor de empreendedorismo e investimentos, Seneri Paludo apresentou o projeto de reestruturação dos Centros de Atendimento Empresarial (CAE’s), que é uma parceria entre a Sedec, Sebrae e as prefeituras e têm como objetivo orientar empresários e facilitar a transição da informalidade para a formalidade, entre outros. Atualmente em Mato Grosso s ão 52 CAE’s em funcionamento e outros 20 em processo de instalação. “O município tem papel fundamental neste processo, fornecendo o espaço e um servidor para funcionamento do CAE”, pontou o secretário.

 

Redesim

Outro assunto abordado foi a Rede Nacional para Simplificação do Registro e para Legalização de Empresas, a Redesim, que funciona por meio de um sistema online que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas na Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat). Ele integra todos os processos com apenas um único envio de documentos pelo empreendedor para a Junta Comercial, que repassa a documentação para os demais órgãos envolvidos no processo, como prefeituras municipais, Secretaria de Fazenda, Receita Federal, Bombeiros, Vigilância Sanitária e Ambiental.

Em Mato Grosso, a Redesim foi implantada em 2012, entretanto, até agora somente a Prefeitura de Cuiabá aderiu ao programa. A adesão das prefeituras é voluntária e a previsão é que no próximo mês as prefeituras de Rondonópolis, Primavera do Leste e Lucas do Rio Verde passem a contar com o sistema.

“O objetivo é acelerar a abertura de uma empresa, saindo dos atuais 60 a 90 diaspara no máximo quatro dias.O sistema torna menos burocrático o processo de registro de empresas, o que ocasionalmente favorece a constituição de novas empresas e a legalização daquelas já em atividade, contribuindo para o aumento da arrecadação e para o desenvolvimento econômico”, afirmou o secretário.

 

Programa de Desenvolvimento

Por fim, Paludo discorreu sobre o Programa de Desenvolvimento Econômico Municipal (PDEM), que está sendo formatado pela Sedec. O estudo fará um levantamento das potencialidades locais e definição de ações para estimular, fomentar e orientar o desenvolvimento de municípios com menor IDH do Estado eque estejam com suas economias exauridas.

“Com este estudo poderemos identificar e desenvolver setores econômicos municipais que sejam mais viáveis para a realidade de cada cidade”, finalizou o secretário.