Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Oficial

Sema expede licenças para o Aeroporto de Sinop

Licenças ambientais foram assinadas nesta sexta-feira em Cuiabá

Geral | 15 de Maio de 2015 as 18h 02min
Fonte: Jamerson Miléski

Depois da dispensa do EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental), a Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), expediu nessa sexta-feira (15), as licenças ambientais para o Aeroporto de Sinop.

Os documentos eram aguardados pela administração municipal. Segundo o prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), as licenças eram o último impeditivo para o andamento do projeto de reestruturação do aeroporto de Sinop. O terminal aeroportuário foi contemplado pelo PIL (Programa de Integração Logística), do governo federal, que irá reformar 270 aeroportos em todo Brasil. Em Sinop a projeção de investimentos na reestruturação é de R$ 88 milhões.

O próximo passo é levar as licenças ambientais para a SAC (Secretaria de Aviação Civil), e para a superintendência do Banco do Brasil, a quem cabe a execução do programa. Juarez afirma que com as licenças o Banco do Brasil já tem condições de lançar a licitação para contratação da empresa que executará a obra. “Todos os estudos e projetos já foram realizados. As licenças ambientais eram a última pendência. Está tudo pronto para iniciar a reestruturação”, afirmou.

Até o momento apenas um dos aeroportos contemplados pelo programa começou a tirar a reestruturação do papel. É o aeródromo de Barreira, na Bahia. O contrato foi firmado em março de 2014, e prevê a elaboração e o desenvolvimento dos projetos básico e executivo, a execução de obras e serviços de engenharia, a montagem, a realização de testes, a pré-operação e todas as demais operações necessárias e suficientes para entrega final de um novo Terminal de Passageiros (TPS) e Central de Utilidades (CUT), com área construída aproximada de 2.160 m².

Dos 270 aeroportos regionais que serão adequados para receber aviação regular, 55 já tiveram os seus anteprojetos autorizados. Segundo o ministro Eliseu Padilha informou que 163 estudos de viabilidade técnica e 159 estudos preliminares foram entregues à Secretaria de Aviação Civil (SAC), que são as duas primeiras etapas do programa de desenvolvimento da aviação regional, em relação à infraestrutura.

Apenas Sinop, Volta Redonda (RJ) e Angra dos Reis (RJ) já tiveram seus licenciamentos ambientais emitidos.

Na segunda-feira (18), o prefeito fará um ato político para oficializar a emissão das licenças e informar quais serão os próximos passos no projeto de reestruturação do aeroporto.