Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Autorização

Sema restabelece Licença de Operação da Usina

Órgão ambiental atestou que UHE Sinop cumpriu com as exigências

Geral | 06 de Abril de 2020 as 11h 56min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Assessoria

A usina hidrelétrica de Sinop está autorizada a religar suas turbinas e voltar a produzir energia elétrica. A Sema (Secretaria de Meio Ambiente de Mato Gross), restabeleceu a Licença de Operação do empreendimento. A permissão do órgão ambiental havia sido retirada no dia 18 de março, após inspeções in loco apontarem que uma falha no acionamento das turbinas provocou mortandade dos peixes.

O termo de restabelecimento da licença foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (6). No entanto, o documento é datado do dia 1º de abril. A Sema afirma que, com base no Parecer Técnico N° 133582/CLEIA/SUIMIS/SEMA-MT/2020, a UHE Sinop cumpriu todas as solicitações das notificações feitas pelo órgão ambiental.

Para retomada da licença de operação, o empreendimento precisou apresentar um plano de ação que estabelece as manobras de comporta e acionamento de máquinas, seguindo ritos estritos afim de atenuar os impactos causados à fauna aquática. A notificação da Sema também exigiu que o empreendimento adotasse medidas como: uso de veículo não tripulado ou outra tecnologia para verificar a presença de peixes no canal de fuga e tubo de sucção e movimentação das pás para afugentamento dos peixes antes do acionamento das máquinas.

O órgão ambiental também determinou que o sistema eletromagnético de repulsão de peixes, previsto em acordo judicial para ser instalado até 2021, esteja pronto até dezembro de 2020.

A UHE Sinop ainda teve que implementar planos de comunicação social e de risco para informar e esclarecer aos órgãos de controle e população sobre os impactos causados pelas manobras. Episódios que envolvam impactos ambientais deverão ser comunicados à Sema em um prazo de até seis horas.

A morte de aproximadamente 6 toneladas de peixes no Rio Teles Pires ocorreu em função de uma falha operacional durante manobra de acionamento da turbina. O episódio ocorreu no dia 15 de março. A avaliação da Sema apontou que a UHE Sinop não observou a presença de peixes no interior do conjunto de hidrogeração (conduto forçado, turbina e canal de fuga).

Pelo dano ambiental a Sema aplicou uma multa de R$ 12 milhões pela mortandade dos peixes.